Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pensando no bem-estar e conforto dos usuários do sistema público de saúde e dos servidores, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, está equipando as unidades de saúde de Ibiporã com aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Segundo o diretor de Saúde, Ilto de Souza, foram adquiridos por meio de licitação 41 aparelhos de ar condicionado tipo split de diferentes capacidades de refrigeração e 100 ventiladores de coluna instalados nas salas de vacina, curativos, consultórios médicos e odontológicos, fisioterapia, farmácia e recepção dos postos de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O valor investido é de quase R$100 mil provenientes de recursos governamentais e municipais.

De acordo com Souza, mais 79 aparelhos de ar condicionado serão adquiridos para atender às necessidades da secretaria de Saúde. O recurso – R$115 mil – para a compra dos equipamentos é da Secretaria de Estado da Saúde, pelo programa de qualificação da atenção primária do SUS (ApSUS). “A atual administração tem destinado recursos expressivos à saúde, construindo espaços, reformando e ampliando todas as Unidades Básicas de Saúde e também as dotando de boa estrutura. O objetivo é proporcionar conforto aos usuários da rede municipal de saúde, melhores condições de trabalho aos servidores, além de investir na qualidade da prestação de serviços e atendimento à população nessa área”, ressalta o prefeito José Maria Ferreira.

Na UPA 24 horas foram instalados cinco aparelhos de ar condicionado - um na sala de raio x, três em consultórios médicos e um na sala de medicação. A unidade também possui o equipamento na farmácia e sala de emergência. “As pessoas que chegam aqui estão com a saúde debilitada. É importante acolhê-las de forma confortável e digna. Além do mais, ambientes mais ventilados e com temperatura controlada evitam a proliferação de doenças”, enfatiza a coordenadora da UPA, Rosângela Domingues Pais. A UPA do Serraia atende uma média de 270 pacientes diariamente.

O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin, entregue recentemente à população completamente reformado e ampliado, ganhou 15 aparelhos de ar condicionado instalados em diferentes espaços, entre eles a sala de fisioterapia e o consultório odontológico.

Na sala de fisioterapia o aparelho de 60.000 BTUs foi instalado há cerca de um mês. A climatização tem proporcionado um melhor envolvimento dos pacientes com o tratamento. “Algumas pessoas ficavam indispostas quando não havia ar condicionado, pois se gera calor com os aparelhos utilizados durante as sessões. Agora com a temperatura mais agradável isso não acontece mais e eles suportam melhor a manipulação”, constata a fisioterapeuta Eliane Batista Acioli.

Realizando sessões de fisioterapia há um mês, Leonice Maria Menegon elogia a estrutura do espaço. “Está tudo muito bom. Como fica mais fresquinho até me animo a fazer os exercícios para o pescoço e ombros”, comenta.

O consultório odontológico também ganhou um aparelho de ar condicionado potente. “Sem a climatização a nossa situação era difícil, alguns pacientes chegaram a passar mal. Agora conseguimos manter a privacidade do paciente em um ambiente agradável”, comenta a dentista Rita de Cássia Custódio. “No começo minha filha sentia muito calor aqui, era desconfortável. Com a temperatura mais amena está mais disposta a encarar a cadeira da dentista”, atesta Kelly Cristina dos Santos.

O Centro de Saúde atende a uma média de 800 pessoas diariamente, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia.

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.