Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação solidária está inserida no programa “A União Faz a Vida”, da Cooperativa Sicredi União. Objetivo é formar cidadãos cooperativos

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) iniciaram recentemente as atividades relacionadas ao programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido em parceria com a Cooperativa Sicredi União PR/SP. Como o objetivo do programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação, cidadania e solidariedade, a Secretaria Municipal de Educação propôs que a comunidade escolar se mobilize para doar caixas de leite ao Hospital Cristo Rei, único hospital filantrópico do município. Mensalmente, a unidade consome mais de 450 caixas de leite integral, destinadas ao consumo dos pacientes durante o período em que permanecem no hospital.

A arrecadação dos donativos começou no dia 21 e segue até 5 de abril em todas as 28 instituições da Rede Municipal de Ensino. Ao término da arrecadação, será agendada uma data para a entrega ao Hospital Cristo Rei.

No ano passado, os alunos arrecadaram uma grande quantidade de material de limpeza e higiene que foram doados ao Cristo Rei e ao Lar Padre Leone (asilo).

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em 28 escolas, atingindo cerca de 5.800 alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, e mais de 200 professores.  A proposta é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados dos trabalhos realizados a longo do ano.

Caroline Vicentini/NCPMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios