Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atenção comunidade de Ibiporã e região: está chegando a 42ª Festa Junina Municipal, que vai agitar a Praça Pio XII de 8 a 17 de junho, com ritmos e toda a decoração este ano homenageando o Nordeste.

A Festa Junina Municipal de Ibiporã, que este ano está em sua 42ª edição, será realizada de 8 a 17 de junho e irá transformar a Praça Pio XII, em frente à Igreja Matriz de Ibiporã, no “Arraiá de Santo Antônio”. É que a organização da festa, promovida pela Prefeitura de Ibiporã e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, decidiu estabelecer uma comemoração particular para cada santo junino, reforçando as tradições dessa festividade.

Como o primeiro santo do mês é Santo Antônio, comemorado dia 13 de junho, a festa deste ano irá relembrar a sua história e as tradições em torno do seu nome, como a de ser o “santo casamenteiro”. Já em 2019 será o “Arraiá de São João”, o segundo santo do mês, comemorado no dia 24 de junho. E em 2020 quem ditará o ritmo da festa é São Pedro, que é comemorado dia 29 de junho.

“Vamos nominar a edição deste ano como “Arraiá de Santo Antônio”, mas na realidade teremos sempre os três santos presentes na praça e interagindo com o público, nos 10 dias de festa. Serão atores interpretando cada um dos santos, subindo ao palco, andando pelas barracas e inclusive participando da peça no dia da abertura”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio.

Festas Temáticas

Outra definição é quanto aos temas de cada festa. Este ano, a 42ª edição irá homenagear o Nordeste brasileiro. No ano que vem, 2019, o tema será a viola e a cultura caipira. “Já em 2020 a festa pretende homenagear o Norte do Paraná e as especificidades da região, como a figura do “pé vermelho”. Podemos também ampliar e destacar as riquezas do Sul, ainda não fechamos o tema deste terceiro ano”, informou Adélio.

Tradições Do Nordeste

Com o tema nordestino para este ano, todo o arranjo visual da festa, a decoração da praça, as atrações artísticas e oficinas serão voltadas a valorizar a cultura do Nordeste. No palco, um dos destaques será a banda pernambucana Bonde do Forró, que virá especialmente a Ibiporã para mostrar o seu repertório. A banda é presença constante nas maiores festas juninas do Brasil, como a de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB) e na Festa de Peão, de Barretos (SP). Outra atração que deverá atrair grande público será a dupla Gilberto e Gilmar.

Haverá oficinas de xilogravura, peça teatral e arte em cordel, painéis reproduzindo os elementos e a cultura do sertão, além da dança e os ritmos próprios do Nordeste.

Não faltarão comidas típicas, quadrilha em volta da fogueira, casamento caipira, brincadeiras e ainda haverá três paus de sebo para divertir a criançada e os adultos. Participe! Será de de 8 a 17 de junho. Uma festa para toda a família.

- Nos próximos dias divulgaremos mais detalhes e toda a programação artística. Aguarde.

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Apoio: Secretaria de Obras, Parque de Máquinas, Setor de Patrimônio, SAMAE, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Paraná Turismo e entidades responsáveis pelas barracas: APMIF, ACEI, PIME, Vicentinas da Capela Santo Alberico, Fazenda da Esperança e Associação do Ballet de Ibiporã.

Jaime Kaster/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.