Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ibiporã iniciaram na semana passada um curso de capacitação em urgência e emergência clínica e traumática

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ibiporã iniciaram na semana passada um curso de capacitação em urgência e emergência clínica e traumática. As aulas, teóricas e práticas, estão sendo ministradas pela coordenadora da UPA, Shirley Rezende, e a coordenadora de treinamento, Rosângela Domingues Pais, com o auxílio dos servidores da Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional (DGSO), Setor de Epidemiologia e Secretaria de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura Municipal de Ibiporã.

Segundo Shirley, dentre os temas abordados estão acolhimento e classificação de risco, segurança no trabalho, protocolos assistenciais, técnicas de enfermagem, diferenciação de medicações utilizadas, capacitação para atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR), Acidente Vascular Cerebral (AVC), técnicas de enfermagem e também para doenças que seguem rígidos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, como a gripe H1N1 e o ebola. Antes, os servidores também percorreram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã para conhecer como está estruturada a rede municipal de saúde.

A capacitação prossegue até o dia 15 de novembro, quando será entregue a UPA 24 horas. Atualmente, 28 enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam o treinamento. Outros 23 profissionais, a maioria aprovados em concurso público realizado em 2011, ainda participarão das aulas. Mais de 60 profissionais de saúde trabalharão na UPA, que terá capacidade para atender de 100 a 120 pessoas diariamente. “Embora seja uma equipe técnica, que tem experiência com outros trabalhos, é importante alinhar os conhecimentos e aplicação dos protocolos, para a segurança do nosso trabalho e rapidez e eficácia das intervenções adotadas nos atendimentos”, argumenta Shirley.

Juntamente com o treinamento, os servidores auxiliam na montagem da UPA, já que ainda estão chegando equipamentos, móveis e medicamentos. Mais de R$2,5 milhões foram investidos na obra.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e serão implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

 A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Caroline Vicentini/Asimp/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.