Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Grupo Toniato, um dos maiores grupos logísticos do Brasil, está se instalando em Ibiporã. O grupo, composto pelas companhias Transportes Toniato, Ebamag Soluções Logísticas, Skuassil Transportes e Construsul Empreendimentos Imobiliários, adquiriu um terreno de 110 mil m² no loteamento industrial Nenê Favoretto, às margens da PR090, próximo a saída para Sertanópolis.

O projeto prevê a construção de um Condomínio Logístico com armazéns de alta performance onde na sua implantação final terá cerca de 40.000m² de área construída. “Os galpões terão piso com resistência de 6 t/m², altura livre de 12m para armazenagem verticalizada, docas móveis, pátio de estacionamento, áreas de suporte administrativo, eclusa, dentre outras funcionalidades”, informa o diretor executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha.

Recentemente o presidente do Grupo Toniato, José Marciano, o diretor executivo e o diretor de negócios, Marcos Machado, estiveram em Ibiporã para confirmar a instalação do empreendimento ao prefeito José Maria Ferreira e ao secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik. Em fase de aprovação de projetos, as obras para construção do Condomínio Logístico devem iniciar no segundo semestre. O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2016.

O projeto, a ser construído pela divisão de Engenharia do Grupo, será executado em etapas, sendo que na primeira fase serão construídos 10 mil m². “Esta demanda tem como alvo os negócios de Logística e Transporte do Grupo Toniato e prospecções em andamento. O avanço da implantação se dará conforme prospecção de novos negócios na região”, explica Façanha. Conforme o diretor executivo, nesta primeira fase serão investidos cerca de R$15 milhões.

Façanha acrescenta que o projeto de Ibiporã assemelha-se às unidades instaladas em Guarulhos e Paulínia, no interior de São Paulo. O grupo investiu R$11 milhões na frota em 2014, garantindo a idade média de cinco anos – ela é composta de mais de 550 veículos próprios. A empresa dispõe de uma equipe especialista em projetos logísticos com experiência internacional e mais de 10 mil m² de armazéns projetados, construídos e operacionalizados.

A diretoria ressalta que a escolha de Ibiporã para realizar suas operações de transporte e logística deve-se ao posicionamento estratégico do município, sobretudo para o segmento agroquímico, que representa uma importante fatia no volume de negócios da empresa. O Grupo Toniato tem presença em grande parte do Brasil, operando com mais de 15 Unidades de Negócios em todos os estados das regiões Sudeste e Sul.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, o governo municipal intermediou a negociação entre os empresários e a família de Arnaldo Yamada, proprietária do terreno. “Trata-se de uma grande conquista para Ibiporã e região, pois o Condomínio Logístico do Grupo será um dos maiores empreendimentos do município, instalado no maior terreno já adquirido por uma empresa e um dos maiores contribuintes de ICMS do município. O Grupo Toniato mantém a qualidade e excelência há 40 anos em suas operações, e certamente incrementará a oferta de emprego e renda na cidade, movimentando vários setores da economia local e aumentando a arrecadação do município para investir em obras em prol da comunidade, visto que toda a movimentação econômica da empresa será feita a partir de Ibiporã”, assegura Eik. “Além disso, o grupo edificará uma obra modelo no parque industrial Nenê Favoretto, o qual será o complexo mais bem estruturado do Paraná”, pontua Eik.

O diretor executivo do Grupo reitera que há interesse pela contratação da mão de obra local não só para a fase da obra como também da operação logística.

“Estudaremos também parcerias com fornecedores de itens relacionados a construção do galpão. Na operacionalização da primeira fase planejamos um quadro entre 50 a 100 colaboradores, que aumentará conforme a efetivação dos negócios do Grupo Toniato na região”, acrescenta Façanha.

José Maria enfatiza que a instalação de um empreendimento de um grupo respeitado e com tradição no mercado abrirá ainda mais o leque para a vinda de outras empresas, consolidando a vocação de Ibiporã no setor logístico, visto que a cidade está muito bem localizada do ponto de vista estratégico e geográfico. A operação de um empreendimento deste porte é uma grande conquista em nosso esforço de incentivar a industrialização de maneira responsável e sustentável, com respeito ao meio ambiente e aos espaços de convivência familiar para que sejam mantidas as condições para uma boa qualidade de vida”, defende o prefeito.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.