Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Henrique Reis/JU

No ultimo dia 08 de novembro, a cidade de Ibiporã completou 66 anos de emancipação politica. Com pouco mais de 50 mil habitantes (pop. aproximada 51.255/IBGE), a cidade hoje é a trigésima economia do estado.

No seu segundo mandato seguido como prefeito (2009-2012 e 2013-2016), José Maria Ferreira, mais conhecido como Zé Maria, explica como a economia da cidade se encontra nesse momento. “Hoje o município tem uma área territorial relativamente pequena, com pouco menos de 300 km², porém nós temos uma economia bastante expressiva, concentrada no setor de logística, no setor de serviços, no setor industrial e de comercio, e na agricultura que participa em torno de 12 % direto do PIB. Isso faz o município, ter uma economia bastante diversificada.”


Ibiporã comemorou 66 anos nesse mês de novembro

Fazendo partes das comemorações referentes ao aniversario da cidade, o setor de saúde vem sendo cada vez mais equipado. “Estamos fazendo a entrega para a população da unidade da família, unidade básica de saúde voltada para a família, e também estamos entregando a UBS Jardim San Rafael. Uma UBS reformada, ampliada que efetivamente vai estar a disposição pra cumprir toda aquele demanda que requer aquela região.”

Voltado ao publico da terceira idade, o Prefeito também estará entregando para a população o CCI, Centro de Convivência dos Idosos, totalmente reformado. “Um espaço também ampliado e reformado na nossa administração, que vai dar uma condição de conforto muito maior a população da faixa acima dos 60 anos, e nós pretendemos direcionar boa parte das ações com relação à terceira idade, nossa preocupação é de dotar cada vez mais os setores públicos para atendimento das pessoas mais idosas.” A população de Ibiporã também vai ganhar nesse mês de aniversario, mais seis Academias da Terceira Idade (ATI). Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, as academias atraem os idosos para que possa ser feita a pratica do exercício físico. Até o final de 2014, segundo o prefeito, a cidade contará com vinte ATI’s.

O Ginásio de Esportes Pedro Dias, o Munhecão também passou por uma reforma, e será palco de muitos eventos esportivos. “O Munhecão foi reformado. O local é uma praça de esportes que está na memoria de todos, é uma área que concentra ali todos os desportistas. Nós melhoramos desde a parte externa até a parte interna como banheiros, chuveiros, área de circulação interna. Melhoramos também o piso da quadra, o que vai trazer um conforto enorme ao jogador e uma beleza estética ao local.”

Quanto à educação, neste mês de novembro a cidade completa 15 CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com a entrega do CMEI do Jardim Éden/Malibu e também o do Jardim Santa Paula. O colégio Olavo Bilac também vai passar por reformas, como conta o prefeito da cidade. “O Bilac ser reformado, colocado no chão e será erguida outra. Pretendemos com isto dar uma melhor condição de vida a todos os moradores e a nossa população com certeza vai sentir a satisfação e alegria de poder estar realizando essas ações.”


O Prefeito Zé Maria se diz satisfeito em estar a frente da cidade

Para os três próximos anos, há muita coisa para ser feita. Além de uma reforma geral nos centros de saúde, a reforma do terminal rodoviário e a construção de uma nova estação rodoviária fora do centro será um dos projetos para esse final de mandato. O prefeito ainda mostrou como está o sistema de abastecimento da cidade. A SAMAE (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) atende a toda a população trazendo uma satisfação de todos os moradores. “O nosso sistema já esta há mais de 40 anos implantado e esta redondo do ponto de vista econômico, pessoal e do ponto de vista estrutural. Hoje nos não temos problemas de água. Algumas casas, que por uma situação topográfica as vezes a água não consegue chegar em função de pressão, estamos colocando equipamentos pra resolver essa situação e estarmos atendendo a população podemos dizer 100% plenamente,” explica Zé Maria.

Para encerrar, o prefeito deixou sua mensagem para toda a população de Ibiporã:

“Quero dizer da minha satisfação de estar à frente de uma grande comunidade. Uma comunidade trabalhadora, ordeira, consciente das suas responsabilidades para com o presente e para com o futuro. Dentro dessa visão, que nós esperamos que os próximos anos possam ser de mais desenvolvimento, mais saúde e mais educação. Que nós possamos ter uma melhor qualidade de vida, com perspectiva de realizar o sonho de cada um dos nossos cidadãos e de sua família, aliado ao orgulho de morar em Ibiporã.”

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios