Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito João Colonieizi e secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, estiveram em Brasília para receber prêmio pelo 1º lugar na categoria populacional entre 20.001 e 50.000 habitantes

A qualidade da assistência odontológica prestada pelo governo municipal à população de Ibiporã foi novamente reconhecida nacionalmente. O prefeito João Coloniezi e o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, estiveram em Brasília na última quarta-feira (27) para receber o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal na categoria populacional entre 20.001 e 50.000 habitantes, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). São premiados municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, no último ano.

A solenidade contou com a presença de prefeitos e coordenadores municipais de saúde bucal dos nove municípios vencedores dessa edição, além de autoridades e parlamentares que defendem a causa odontológica no Congresso Nacional.

Nesta 11ª edição do Prêmio, são cinco municípios vencedores na categoria até 20 mil habitantes, uma por macrorregião – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul – e quatro municípios vencedores nas categorias populacionais – entre 20.001 e 50.000 habitantes, entre 50.001 e 100.000 habitantes, entre 100.001 e 500.000 habitantes e acima de 500.000 habitantes. Em caráter inédito, a edição 2019 também registrou um número recorde de inscritos, três vezes mais do que a média anual.

Além de Ibiporã, outras duas cidades paranaenses obtiveram a primeira colocação em 2019 – Figueira, na categoria  de municípios com até 20 mil habitantes -, e Curitiba, na categoria acima de 500.000 habitantes.

As escolhas das melhores cidades obedeceram aos critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO. Os membros da comissão analisaram informações e documentos comprobatórios das prefeituras dos municípios inscritos que se destacam no atendimento odontológico, enquadrados em requisitos como, por exemplo: manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF), possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.

Ibiporã já havia ficado em primeiro lugar nessa categoria em 2015, e no ano passado faturou o primeiro lugar dentre as cidades do Paraná e a segunda colocação na categoria de municípios com até 50 mil habitantes. Além de troféu e certificado, os municípios primeiros colocados ganham uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. A entrega e instalação individual das cadeiras odontológicas estão previstas para acontecer no 1º semestre de 2020.

A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, ressaltou que iniciativas como estas reconhecem boas políticas públicas e incentivam o desenvolvimento de novos projetos e programas de Saúde Bucal no país: “Atualmente, o Brasil conta com 27.283 equipes de saúde bucal e muitas delas podem ter nessas experiências uma referencia para o alcance de ações e serviços inovadores, qualificados, e organizados voltados à população de seu território. Essa premiação é de grande relevância, dando destaque e motivação à atenção primária e, principalmente, para as equipes de saúde bucal de todo o país, valorizando em todo o território nacional os profissionais envolvidos e, sobretudo, fomentando a qualificação da assistência odontológica à população, através do beneficio da cadeira odontológica para ampliação da oferta de serviços”, valorizou a representante do Ministério da Saúde.

Durante a solenidade, o prefeito João Coloniezi enfatizou que mesmo em meio a todas as dificuldades que os municípios enfrentam, Ibiporã ainda consegue inovar e oferecer à população o melhor possível em saúde. “A cadeira recebida na primeira vez está sendo utilizada no recém inaugurado Pronto Atendimento Odontológico (PSO), instalado dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O PSO é um projeto piloto, que funciona de segunda a sexta-feira, das 17 às 21, para atender os casos classificados como de urgência e emergência, como para o alívio da dor, por exemplo. “Com o PSO passamos a olhar para aqueles indivíduos que normalmente não podem procurar atendimento nos horários padrões, mas que sofrem com uma dor de dente, por exemplo. A maioria das UPAs não dispõe desse tipo de serviço, mas Ibiporã é diferenciada. Mesmo em meio a toda dificuldade que enfrentamos na Saúde nacional, o município continua colocando serviços novos à disposição da população”, salientou o prefeito.

Para o secretário de Saúde, o prêmio do CFO é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho sério e comprometido dos profissionais de saúde bucal, e os esforços do governo municipal para prestar bons serviços à população.  Nossa equipe nos orgulha por ser valente e por trabalhar intensamente. Essa união de esforços é o nosso diferencial e é o que tem trazido resultados ao município”, enalteceu Zapparoli.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paola Fernandes, o posicionamento de Ibiporã entre os municípios brasileiros com melhor atendimento odontológico é devido aos investimentos realizados pela Administração Municipal, no que concerne à estrutura e ao aperfeiçoamento profissional na área de odontologia. “A estrutura na qual são oferecidos os serviços odontológicos aos munícipes, como também a capacitação constante dos profissionais atuantes na área, a fim de cumprir nosso compromisso de manter um atendimento de qualidade, são fatores responsáveis por esse mérito. Tanto a gestão como a equipe têm uma visão diferenciada sobre a saúde bucal. Aqui em Ibiporã é tradição. O dentista vai além das paredes do consultório”, destacou Ana Paola.

Caroline Vicentini/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Prefeito João Colonieizi
Secretário de Saúde, Paulo Zapparoli

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.