Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados do Caged registraram 211 vagas criadas em janeiro na cidade; setores de indústria da transformação e serviços se destacam

Ibiporã registrou a criação de 211 novas vagas com carteira assinada em janeiro de 2018, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira (02) pelo Ministério do Trabalho. Os setores que mais contribuíram para essa evolução foram os da indústria da transformação, com a criação de 94 postos, e de serviços, com 81 novas vagas. A variação do saldo de empregos registrou um crescimento de 2% nos postos de trabalho. Foram 558 admissões contra 347 desligamentos.

O município ficou em 11º lugar no ranking de emprego das cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes, superando municípios da Região Metropolitana, como Cambé, Londrina e Rolândia. Ibiporã segue a tendência nacional e estadual de saldo positivo de emprego em janeiro. O Brasil registrou a criação de 77.822 novas vagas com carteira assinada no primeiro mês do ano. É a primeira vez que o ano começa com contratações desde 2014, e o resultado é o melhor para o período desde 2012, quando foram criadas 118,9 mil vagas. O Paraná também teve saldo positivo. Foram criadas 11.637 vagas no primeiro mês do ano, com destaque também para a indústria de transformação e o setor de serviços.

A secretária do Trabalho, Maria Romana, credita os números positivos à ampliação e abertura de novas empresas em Ibiporã no final do ano e à consolidação da política de incentivo industrial. “O município tem experimentado um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos, gerando o interesse do empresariado para instalar aqui seus negócios. A expectativa é que tenhamos um primeiro semestre muito bom para o mercado de trabalho, influenciado pela safra agrícola e pelo aumento da geração de vagas na indústria de transformação e serviços, que voltou a crescer após três anos de retração no Estado”, avalia Romana.

O coordenador de intermediação de mão de obra, Marcio Pedro, acrescenta que o resultado favorável também se deve ao trabalho realizado pela equipe da Secretaria do Trabalho para aproximar o empregador do trabalhador. “Costumamos visitar as empresas que estão se instalando para conhecer as suas demandas e oferecer os serviços prestados pela Agência do Trabalhador e Secretaria do Trabalho, como a intermediação de mão de obra de forma gratuita; espaço físico para a realização de processos de seleção e qualificação e orientação profissional”, comenta Pedro.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.