Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidaria, realizará no próximo dia 25 de setembro, sexta-feira, o Dia “D” dedicado ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando à sua inclusão no mercado de trabalho.

O "Dia D", realizado pelo segundo ano consecutivo no município, reunirá representantes de Recursos Humanos de empresas que necessitam cumprir cotas e que ofertarão vagas  de emprego fomentando ainda mais a Lei Federal nº 8.213/91, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a contratar pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados no quadro efetivo de funcionários.

Mais de 50 vagas de 11 empresas serão disponibilizadas pela Agência do Trabalhador. “Uma força tarefa de toda equipe se dedicará exclusivamente ao trabalho de aproximação de vagas disponibilizadas por empresas que necessitam cumprir cotas estabelecidas em lei,  com essa categoria de trabalhadores apta a uma oportunidade de emprego. Nosso objetivo é poder ajudar  os dois lados”, afirma a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.  

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência. No ano passado, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por causa da ação, que ocorreu em 30 de maio, em todo o Brasil, com a participação de 790 empresas. Em Ibiporã, seis empresas participaram da iniciativa e 11 vagas foram preenchidas.

Os interessados em atualizar ou fazer o cadastro devem comparecer a Agência do Trabalhador munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais (RG e CPF).

De acordo com o Censo 2010, a população brasileira é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. Conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2012, 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios. “No decorrer do ano, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa uma grande resistência e preconceito em empregar essa mão de obra. O Ministério do Trabalho atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades”, afirma a secretária.

O Dia de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS é uma realização do Ministério do Trabalho em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Agência do Trabalhador, Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Departamento Regional do Trabalho e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Núcleo de Comunicação Social – PMI. Com informações da Secretaria do Trabalho

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.