Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 13 a 17 de abril, interessados em melhorar o desempenho de seus empreendimentos e também em sair da informalidade, receberão orientações, capacitações e serviços gratuitos

Ibiporã realiza, de 13 a 17 de abril, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Organizado pelo Sebrae em parceria com a administração municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho/Agência do Trabalhador, o evento acontecerá simultaneamente em todo o País, com atividades em 107 cidades do Paraná.

Em Ibiporã, os interessados em melhorar o desempenho de seus empreendimentos e também em sair da informalidade, receberão orientações, capacitações e serviços gratuitos, com foco no desenvolvimento de seus negócios. O atendimento será feito na Sala do Empreendedor, localizada as dependências da secretaria municipal do Trabalho, das 8 às 17 horas, pelo agente de desenvolvimento Adaueber de Paula. “Estaremos á disposição dos empresários para esclarecer dúvidas sobre como formalizar a empresa, regularizar a declaração anual, dar baixa, alteração de dados, microcrédito, direitos e obrigações do MEI, dentre outros assuntos. Além disso, serão realizadas as oficinas “Sei Planejar”, “Sei Empreender” e “Sei Controlar o meu Dinheiro”, com soluções específicas para ajudar na gestão dos negócios”, informa Adaueber de Paula.

Também serão distribuídas cartilhas didáticas, com conteúdos práticos para ajudar os microempreendedores individuais, empreendedores cujo faturamento bruto anual é de até R$60 mil.

Objetivando o fortalecimento da economia, a administração municipal tem desenvolvido políticas para incentivar o empreendedorismo entre os munícipes. Dentre os serviços ofertados estão consultorias gratuitas na Sala do Empreendedor, acesso ao crédito barato através do programa Banco do Empreendedor e capacitação visando à melhoria do empreendimento através do Programa Bom Negócio Paraná. Em breve, os empreendedores do município contarão com um Ponto de Atendimento (PA) do Sebrae. Em 2014 a Sala do Empreendedor recebeu o prêmio de destaque regional da região Norte. Ibiporã possui 1.200 MEIs ativos.

Microempreendedor Individual

Microempreendedor Individual (MEI) é o trabalhador por conta própria que possui faturamento bruto anual de até R$ 60.000,00 e não participa de outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor no Paraná (www.portaldoempreendedor.gov.br), meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, aproximadamente 250 mil paranaenses já se formalizaram e se enquadram em mais de 400 ocupações. Dentre eles, artesãos, cabeleireiras, pedreiros, pintores, manicures.

Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Caroline Vicentini/Asimp/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.