Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População do distrito passa a contar a partir de agora com sistema completo de esgotamento sanitário. Investimentos municipais chegam a quase R$700 mil

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) entregou na terça-feira (13) a obra do Sistema de Esgoto da Taquara do Reino, composta por rede coletora, emissário e Estação de Tratamento. O evento contou com a presença de moradores da comunidade, do prefeito José Maria Ferreira, do diretor presidente do Samae, Claudio Buzeti, dos vereadores Mari de Sá e Marcos da Ambulância, além de diretores, coordenadores e servidores da Prefeitura e do Samae.

O serviço de esgoto já era uma solicitação antiga da população local que a partir de agora passa a contar com um sistema completo de esgotamento sanitário, cujas obras tiveram início em abril deste ano e foram finalizadas recentemente. A implantação completa teve um custo de R$ 697.724,30 com recursos do Samae e da Prefeitura, sendo os procedimentos de compra realizados através de processos licitatórios e os serviços executados pela própria Autarquia.

Segundo Buzeti, para implantar o sistema e colocá-lo em funcionamento, uma equipe de profissionais trabalhou exclusivamente nas obras para instalação de tubos de coleta, passagem, interceptores e emissário nos últimos meses.

A nova Estação de Tratamento Compacta é a primeira desse modelo a ser implantada pelo Samae e o esgoto coletado passará por processo de tratamento biológico, sem adição de produtos químicos, para depois ser destinado ao Ribeirão das Abóboras com parâmetros de qualidade e sem prejudicar o meio ambiente.

O Prefeito José Maria salientou durante o evento que levar a rede de esgoto até a Taquara era um projeto ambicioso e que apenas com empenho de todos os envolvidos conseguiu ser realizado, resultando em grande economia aos cofres públicos, uma vez que o próprio Samae realizou o serviço, além de promover o bem estar de toda comunidade, pois como afirmou, investir em saneamento básico é também investir em saúde.

O distrito da Taquara, que hoje possui cerca de 500 habitantes, vai ter a partir de agora um sistema completo com capacidade para coletar e tratar o esgoto de até o dobro desta população visando um atendimento pelos próximos 20 anos sem que haja necessidade de adequações, visto que o projeto foi desenvolvido estimando o crescimento que pode ocorrer no futuro.

Após a cerimônia oficial de entrega da obra e descerramento da placa de inauguração da Estação de Tratamento, Buzeti salientou que a partir da próxima semana a comunidade já poderá solicitar sua ligação de esgoto junto ao Samae para começar a utilizar o serviço.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.