Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População vulnerável economicamente de Ibiporã e Jataizinho terá acesso a prestação jurisdicional, emissão de documentos e casamento coletivo nos dias 26 e 27 de maio

Representantes das Prefeituras Municipais de Ibiporã e Jataizinho realizaram na tarde da última quinta feira (09), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), uma primeira reunião com funcionárias do Sesc Londrina para discutir a realização de mais um etapa do programa "Justiça no Bairro Sesc Cidadão" nos dias 26 e 27 de maio, em Ibiporã.

O evento, de cunho social, está voltado à população vulnerável economicamente, proporcionando a conciliação por meio de audiências prévias em várias áreas do direito (Divórcio, Alimentos, Guarda e Responsabilidade, Reconhecimento de Paternidade e de Maternidade, Reconhecimento de União Estável ou Dissolução, DNA, Retificação de Registro Civil, Interdição), possibilitando com a presença das partes envolvidas a imediata solução para moradores de Ibiporã e Jataizinho. No dia 26 de maio, completando a programação do evento, acontecerá um casamento civil coletivo, em local e horário a serem definidos.

Servidoras da secretaria de Assistência Social de Ibiporã e da Prefeitura de Jataizinho foram capacitadas para a realização das inscrições para o casamento civil coletivo. A previsão é que 60 casais de cada município participem da cerimônia. Na próxima quinta-feira (16), às 14 horas, no CTTI, ocorrerá uma reunião com a coordenadora do programa, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Joeci Camargo, e representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac, prefeituras de Ibiporã e Jataizinho, Poder Judiciário, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo a técnica de atividades do Sesc Londrina, Amanda Daiana Jerônimo, o Sesc Cidadão existe desde 2005 e propõe-se a atender a população vulnerável economicamente, tecendo uma rede de serviços capaz de aproximar essa população do exercício da cidadania, proporcionando a conciliação por meio de audiências prévias em inúmeras áreas do direito, bem como audiências de conciliação de processos em trâmite e atendimento à demanda reprimida com a presença das partes envolvidas e a imediata solução.

Para a secretária de Assistência Social de Ibiporã, Lívia Lumiko Suguihiro, o programa de responsabilidade social é muito importante, pois garante os direitos fundamentais à população de baixa renda. "Será uma grande oportunidade de promover a cidadania e inclusão social dos moradores por meio de uma série de serviços gratuitos", ressalta Lívia.

"A oferta desta rede de serviços é uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. Para o município o custo fica menor também", aponta a servidora da Prefeitura de Jataizinho, Vânia Patrícia dos Santos.

COM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.