Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empreendedores receberam na terça-feira (18) certificados de conclusão do curso de Capacitação em Gestão Empresarial do programa “Bom Negócio Paraná”

Cento e dezessete empreendedores de Ibiporã capacitados pelo Programa Bom Negócio Paraná receberam na noite de terça-feira (18) os certificados de conclusão do curso de Capacitação em Gestão Empresarial e Consultoria a Micro, Pequeno, empreendedores, formais e aos que estão iniciando um negócio e ainda não o formalizaram.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Ibiporã, e contou com a presença da vice-prefeita Sandra Moya, representando o prefeito José Maria Ferreira, dos vereadores Lafayette Forin, Orlando Ferreira e Mary de Sá,  da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, da coordenadora da Divisão de Qualificação Profissional, Sônia Martins, do agente de crédito Adaueber de Paula, e dos responsáveis pelo programa na Universidade Estadual de Londrina (UEL), os professores Daniel Barros, do Departamento de Economia, e Marli Verni, do Departamento de Administração.

O Bom Negócio Paraná é um programa do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com o Fomento Paraná e as universidades do estado. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. A ideia é capacitar micro e pequenos empresários, visando o crescimento dos negócios para a geração de emprego e renda da população local.

Em Ibiporã o programa foi implantado em 2012 pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Agência do Trabalhador. Nestes três anos  do programa no município, foram capacitados 257 microempreendedores , totalizando sete turmas.

O curso, com duração de um mês e meio, é voltado aos empreendedores formalizados e àqueles que desejam ter o negócio próprio com prospecção anual de faturamento de até R$ 360 mil. O curso é ministrado nas modalidades presencial e a distância (EAD) por recém formados em: Economia, Direito, Administração e Ciências Contábeis de Universidades e Faculdades públicas do Paraná. Em Ibiporã, graduados da UEL ministram aulas que abrangem gestão: Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica.

Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a financiamentos, com juros a partir de 0,67% ao mês (um dos mais baixos do país). As faixas de financiamento variam de 300,00 até R$ 15.000,00, de acordo com a capacidade de cada empreendimento. O prazo de pagamento vai de três a 36 meses.

"Os benefícios do curso são muito satisfatórios. A visão de empreender é diferenciada, porque oferece ao empreendedor mecanismos de planejamento de ações, conceitos da área comercial, marketing, vendas, compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicadas imediatamente no empreendimento e também auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa. A administração pública também desempenha um papel importante ao ofertar a oportunidade de aprimoramento aos microempreendedores na área de gestão, argumenta Lourdes.

A secretária informa que mais uma turma do Bom Negócio Paraná, na modalidade presencial,  será realizada ainda este ano, possivelmente de outubro a dezembro.

NC/PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Portal Tudo Ibiporã
Vice prefeita Sandra Moya - Foto: Portal Tudo Ibiporã
Foto: Portal Tudo Ibiporã
O Jornalista e empresário Ely Damasceno com  a vice prefeita Sandra Moya - Foto: Portal Tudo Ibiporã

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.