Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empreendedores receberam na terça-feira (18) certificados de conclusão do curso de Capacitação em Gestão Empresarial do programa “Bom Negócio Paraná”

Cento e dezessete empreendedores de Ibiporã capacitados pelo Programa Bom Negócio Paraná receberam na noite de terça-feira (18) os certificados de conclusão do curso de Capacitação em Gestão Empresarial e Consultoria a Micro, Pequeno, empreendedores, formais e aos que estão iniciando um negócio e ainda não o formalizaram.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Ibiporã, e contou com a presença da vice-prefeita Sandra Moya, representando o prefeito José Maria Ferreira, dos vereadores Lafayette Forin, Orlando Ferreira e Mary de Sá,  da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, da coordenadora da Divisão de Qualificação Profissional, Sônia Martins, do agente de crédito Adaueber de Paula, e dos responsáveis pelo programa na Universidade Estadual de Londrina (UEL), os professores Daniel Barros, do Departamento de Economia, e Marli Verni, do Departamento de Administração.

O Bom Negócio Paraná é um programa do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com o Fomento Paraná e as universidades do estado. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. A ideia é capacitar micro e pequenos empresários, visando o crescimento dos negócios para a geração de emprego e renda da população local.

Em Ibiporã o programa foi implantado em 2012 pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Agência do Trabalhador. Nestes três anos  do programa no município, foram capacitados 257 microempreendedores , totalizando sete turmas.

O curso, com duração de um mês e meio, é voltado aos empreendedores formalizados e àqueles que desejam ter o negócio próprio com prospecção anual de faturamento de até R$ 360 mil. O curso é ministrado nas modalidades presencial e a distância (EAD) por recém formados em: Economia, Direito, Administração e Ciências Contábeis de Universidades e Faculdades públicas do Paraná. Em Ibiporã, graduados da UEL ministram aulas que abrangem gestão: Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica.

Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a financiamentos, com juros a partir de 0,67% ao mês (um dos mais baixos do país). As faixas de financiamento variam de 300,00 até R$ 15.000,00, de acordo com a capacidade de cada empreendimento. O prazo de pagamento vai de três a 36 meses.

"Os benefícios do curso são muito satisfatórios. A visão de empreender é diferenciada, porque oferece ao empreendedor mecanismos de planejamento de ações, conceitos da área comercial, marketing, vendas, compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicadas imediatamente no empreendimento e também auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa. A administração pública também desempenha um papel importante ao ofertar a oportunidade de aprimoramento aos microempreendedores na área de gestão, argumenta Lourdes.

A secretária informa que mais uma turma do Bom Negócio Paraná, na modalidade presencial,  será realizada ainda este ano, possivelmente de outubro a dezembro.

NC/PMI

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Portal Tudo Ibiporã
Vice prefeita Sandra Moya - Foto: Portal Tudo Ibiporã
Foto: Portal Tudo Ibiporã
O Jornalista e empresário Ely Damasceno com  a vice prefeita Sandra Moya - Foto: Portal Tudo Ibiporã

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios