Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 100 mil m² de recape asfáltico em dezenas de ruas de bairros de Ibiporã já foram executados pelo atual governo municipal. Quase um milhão de reais foram investidos na aquisição, junto ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), de 192 mil m² de micropavimento asfáltico de oito milímetros de espessura, auxiliando a operação tapa-buracos e aumentando a vida útil do pavimento.

No Jardim Santa Paula todas as ruas receberam o serviço, totalizando 48.767 m² de pavimento. Na Vila Ribeiro, onde o trabalho se concentra atualmente, todas as vias também serão contempladas. Também receberam melhoria asfáltica as vias dos Conjuntos Pedro Esplendor, Las Vegas, Padre Rino e Jardim Itamaraty. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Ferreira, outros bairros receberão as melhorias viárias, conforme a setorização planejada pela pasta.

Além da recuperação do pavimento, outros serviços são realizados nos bairros, conforme a necessidade, tais como calçada, pintura de meio fio, sinalização viária, limpeza e desentupimento de bueiros, conserto e manutenção de bocas de lobo, poda de árvores e autuações em caso de irregularidades. “Estamos atendendo a uma reivindicação antiga dos munícipes, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança aos motoristas e pedestres", assegura o prefeito João Coloniezi.

De acordo com Ferreira, o Cindepar dá uma garantia de cinco anos no serviço. “Primeiro é realizado o tapa-buracos e posteriormente a aplicação da mistura asfáltica a frio. A emulsão tem um tempo de cura que precisa ser respeitado. “Na Vila Ribeiro, por exemplo, alguns motoristas tiraram os cones e trafegaram sobre o asfalto ainda molhado. Em ruas que passam ônibus e maquinário será feita outra mão de micropavimento para reforçar. Pedimos à população que tenha um pouco de paciência”, solicita o secretário.

Ibiporã ingressou este ano no consórcio, que funciona desde 2013 e atualmente atende 123 municípios das regiões Norte e Central. Segundo o Cindepar, em 2016, mais de um milhão de metros quadrados foram executados. Conforme o diretor executivo do consórcio, Antônio Carlos Lopes, 90% das ruas que receberam o material não registraram problemas.

A execução deste tipo de serviço por este sistema é uma forma mais barata e ágil de reconstruir a malha asfáltica.  "A ideia de consórcio para os municípios é muito importante, pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto, além de barateá-las. O preço - R$ 5 por metro quadrado - é bem abaixo do praticado pelo mercado. O consórcio não é composto com recursos do município, que apenas compra o serviço oferecido pelo Cindepar", argumenta João Coloniezi. Quando o município pede o serviço, o maquinário é deslocado à localidade. Cabe ao contratante oferecer combustível, hospedagem e refeições para os trabalhadores que vão executar a obra.

Hoje, as Prefeituras integrantes também estão investindo em ações de intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural e em cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos integrantes. A sede do consórcio fica em Astorga (Noroeste). 

ASCOM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.