Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 PMI

Ibiporã se transformou na capital da cidadania neste final de semana. No sábado e domingo (28 e 29) a cidade sediou pela primeira vez uma edição do Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação 2013. Durante dois dias a população de Ibiporã e outras 10 cidades vizinhas tiveram acesso a mais de 45 serviços gratuitos, prestados em todas as faixas etárias da população, entre eles emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, casamento coletivo, serviços judiciários, atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações.

Segundo os organizadores, 10.723 pessoas procuraram os serviços ofertados neste 11° Mutirão da Cidadania. “Chegamos a 38.174 atendimentos e orientações. O público atendeu às nossas expectativas e certamente saiu satisfeito com a eficiência na resolução dos problemas. A prestação deste excelente serviço à população só foi possível graças ao trabalho voluntário de cerca de 300 pessoas, entre servidores estaduais, municipais e parceiros”, ressaltou o coordenador do programa Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes. O coordenador reiterou que Ibiporã foi escolhida para sediar a ação devido à infraestrutura, localização estratégica e interesse da Administração Municipal em apoiar a iniciativa. Praticamente todas as secretarias municipais se fizeram presentes, promovendo a cidadania e inclusão social da população.

No sábado, antes das 9 horas, uma imensa fila já se formava na Praça Pio XII. Os serviços mais procurados foram confecção de carteira de identidade, trabalho e CPF e orientações previdenciárias. A faxineira Elisete Santos foi ao Mutirão para tirar o RG e CPF do filho, Cristiano dos Santos, 16 anos. “Ele está conseguindo emprego e precisa da documentação regularizada. Está bem organizado o serviço”, elogiou. “Estava sem tempo e agora aproveitarei a oportunidade para tirar a identidade da filha e segunda via da certidão de casamento”, disse a dona de casa Rosa Cleuza Costa. O cozinheiro Edmilson Coelho aproveitou a feira de serviços para oficializar o divórcio. “É uma boa oportunidade para quem não tem condições de pagar advogado”, comentou Coelho, que ainda aproveitaria a ocasião para cortar o cabelo com os profissionais do Senac.

Os serviços de saúde também foram muito procurados pelos participantes. Funcionários da Secretaria de Saúde realizaram aferição da pressão arterial, exames de glicemia e urina, avaliação física e nutricional, orientação sobre saúde bucal, DSTs, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, antitabagismo, cadastro de doadores de órgãos, entre outros. “Viajarei daqui a pouco e como sou diabética quero ver como está minha glicemia. Já estou com 87 anos. Não dá para descuidar da saúde”, comentou a aposentada Julieta Ribeirete.  As crianças se divertiram com as atividades recreativas organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e as apresentações culturais e oficinas de desenho e cerâmica ofertadas pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), além da hora do conto, leitura de livros infantis e recreação ofertadas pela Biblioteca Cidadã.

Parceria

O secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, falou da parceria entre governo estadual, municipal e Poder Judiciário. “Trouxemos, em parceria com o governo municipal, este Mutirão da Cidadania para Ibiporã, justamente para oportunizar as pessoas que elas resolvam os seus problemas e realizamos o Mutirão no fim de semana justamente para que o trabalhador possa desfrutar destes serviços", lembrou o secretário, que agradeceu o empenho dos voluntários.

O prefeito José Maria Ferreira destacou a eficiência e resolutibilidade do Mutirão da Cidadania. “Eu já esperava este sucesso porque conheço a ação de outros municípios. É uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. É o poder público mais próximo e dando respostas rápidas à população”, argumentou o prefeito. “Queremos agradecer ao governo do estado a oportunidade de Ibiporã sediar este mutirão. É uma ocasião ímpar de promover a cidadania e inclusão social dos que mais necessitam, que são também o foco da nossa administração”, enfatizou a vice-prefeita Sandra Moya.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios