Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Calor e chuva favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. População deve se mobilizar para eliminar focos

Com a chegada da primavera, caracterizada pelo aumento das temperaturas e das chuvas, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.

Segundo o chefe do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Augusto Loredo, Ibiporã encontra-se atualmente em uma situação de controle de infestação do mosquito. "O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti  (LIRAa), realizado na primeira semana de outubro, ficou em 0,0%, bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de até 1,0%. Ou seja, entre os cerca de 900 imóveis (5% do total) visitados pelos agentes de endemias não foram encontrados focos do Aedes. Os ciclos mais rápidos de visitas para remoção de criadouros e o clima (inverno mais rigoroso e seco) ajudaram a manter o índice de infestação baixo, porém, os dias mais quentes e chuvosos favorecem a proliferação do mosquito", alerta Loredo.

O chefe do setor de Endemias ressalta que o governo municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à dengue, as quais estão sendo intensificadas devido ao tradicional aumento de casos nesta época do ano. "Já realizamos cinco ciclos de remoção dos criadouros em 100% do território e a intenção daqui para frente é fazer um ciclo de visita casa a casa por mês. Para isso, contamos com 40 agentes sanitários para fazer o trabalho de campo", informa Loredo. Também são realizadas ações educativas em empresas, igrejas e escolas. Nos períodos mais críticos foram realizados mutirões de limpeza e aplicação de inseticida (UBV costal e pesada).

Este ano Ibiporã também conta com mais uma estratégia para evitar uma epidemia da doença. O município foi um dos 30 do Paraná a participar da Campanha Estadual de Vacinação Contra a Dengue, realizada de 13 de agosto a 24 de setembro. Um total de 4.370 doses da vacina tetravalente foram aplicadas em adolescentes e jovens com idade entre 15 e 27 anos. Quem recebeu a primeira dose, deve procurar uma Unidade de Saúde em fevereiro/março e, novamente, em agosto de 2017 para completar o esquema vacinal e garantir a imunização completa. Segundo o governo estadual, quem não tomou a primeira dose também poderá se imunizar na segunda etapa da campanha. "Além das pessoas que foram imunizadas, a proteção se estende indiretamente a toda população, uma vez que servirá para reduzir a circulação viral na região", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel.

Mesmo com as ações do poder público a população precisa fazer a sua parte, eliminando a água parada. Os ovos geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver. O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. "Percebemos que a população está um tanto saturada destas orientações sobre a dengue, mas é importante reiterar a importância do hábito de vistoriar as casas, quintais e seu ambiente de trabalho em busca de recipientes que acumulam água. Além de lugares óbvios, como pratinho da planta, vaso, ralo, é importante inspecionar locais nem sempre lembrados como calhas, ocos de árvore, coletores de água da geladeira/ar condicionado", exemplifica Loredo.

Números da dengue

Conforme o Setor de Epidemiologia, no novo ciclo epidemiológico, que começou em 1 de agosto, até agora Ibiporã registrou 68 notificações de dengue, sendo cinco positivos (um importado e quatro autóctones, ou seja, contraídos no próprio município). Os números estão bem abaixo se comparados com o mesmo período do ano passado - 157 notificações e 15 casos confirmados da doença.

Ibiporã enfrentou epidemias de dengue em 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como parâmetro para caracterização de epidemia incidências iguais ou superiores a 300 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes.

Recomendação para as gestantes

  • Fazer acompanhamento com consultas de pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;
  • Não consumir bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga;
  • Não utilizar medicamentos, principalmente controlados (antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos) sem a orientação médica;
  • Evitar contatos com pessoas com febre, rash cutâneo ou infecções;
  • Se houver qualquer alteração no estado de saúde da mulher, principalmente até o 4º mês de gestação, comunique o fato ao profissional de saúde para as devidas providências no acompanhamento da gestação;
  • Adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças (Aedes aegypti), eliminando os criadouros (retirada de recipientes que tenham água parada e cobertura adequada de locais de armazenamento de água);
  • Adotar medidas de proteção contra mosquitos com manutenção de portas e janelas fechadas ou utilizar redes de proteção, usar calça comprida e camisa de manga longa e utilizar repelentes indicados para gestantes (ex. Icaridina exposis, DEET adulto 15% e IR3535)

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.