Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento aconteceu no último sábado (7), na UBS do Jardim San Rafael. Ações voltadas à comunidade foram realizadas por estudantes dos cursos Enfermagem, Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia e Biologia

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou, no último sábado (7), na UBS Dr. Mauro Fel Figueiras, no Jardim San Rafael, a primeira edição do “Saúde no Bairro”.

No evento,  foram realizadas ações pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, com 25 coletas de exames preventivos de colo uterino e exames de mamas, 45 aferições de pressão arterial, 45 orientações de primeiros socorros e distribuição de 300 kits com  condom e géis lubrificantes; de Farmácia, com a realização de 52 testes de glicemia capilar e orientações sobre uso de medicamentos; de Biologia, com 42 orientações sobre fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya; de Odontologia, com 270 distribuições de escovas para adultos e crianças e orientações de higiene bucal; de Fisioterapia, com 50 avaliações posturais e de pés diabéticos; de Medicina, com 55 visitas domiciliares que objetivaram avaliar as comorbidades mais prevalentes na população daquela região; e de Medicina Veterinária, com 50 visitas domiciliares que objetivaram avaliar a condição de saúde e o número de animais por domicílio.

A enfermeira Regina Marta Costa, a odontóloga Patricia Piazzalunga, a fisioterapeuta Eliane Acioli e a farmacêutica Lilian Tanida foram as preceptoras responsáveis pelo evento do projeto pró-saúde “Saúde no Bairro”, da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã.

Segundo a enfermeira Regina Costa, “a UEL não só contribuiu com todo o material educativo, mas também possibilitou a troca de experiências entre os estagiários participantes do projeto, além da integração e aproximação deles com a comunidade e a UBS do San Rafael”, comentou.

O projeto pró-saúde foi realizado através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/GraduaSUS dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia e Biologia. O PET-Saúde/GraduaSUS, do Ministério da Saúde, é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social.

A Secretaria de Saúde de Ibiporã está em análise junto à UEL para a realização de futuros eventos nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ainda no ano de 2018.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.