Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ibiporã foi premiada pela Rede Cidade Digital juntamente com outros 9 municípios do Norte e Noroeste do Estado pelo projeto das câmeras de segurança nos prédios públicos

O projeto de instalação de câmeras de segurança nos prédios públicos de Ibiporã recebeu o título de Projeto Inovador do Noroeste Paranaense, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) a 10 municípios do Norte e Noroeste do Estado por iniciativas tecnológicas implantadas nas localidades.

A premiação ocorreu na quinta-feira (27/06), em Marialva, durante o III Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Marialva. "O objetivo é valorizar e reconhecer aqueles gestores que entendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar a gestão e a vida das pessoas. Não existe outro caminho", explicou o diretor da RCD, José Marinho.

O evento reuniu prefeitos, gestores, vereadores, entidades e empresários para discutir o uso da tecnologia para resolver diversos problemas nas cidades, permitindo que a população tenha acesso a serviços de qualidade.

Ibiporã foi representada pela secretária de Tecnologia da Informação, Janaine de Brito. “A Prefeitura Municipal de Ibiporã agradece o reconhecimento da RCD por este projeto que está fazendo uso estratégico da tecnologia em prol da segurança do patrimônio público e da segurança dos munícipes”, ressaltou Janaine.

Segurança nos prédios públicos

Com o objetivo de proteger o patrimônio público e oferecer maior segurança aos servidores e à população, a Prefeitura Municipal de Ibiporã adquiriu 380 câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas em 31 prédios públicos, tais como escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e também do lado de fora, voltadas para a rua. Todos os equipamentos têm resolução em HD, e sensor de movimento e infravermelho para filmar à noite. Algumas possuem conexão via IP.

O governo municipal investiu R$360 mil na aquisição dos equipamentos. Segundo a secretária de Tecnologia da Informação (TI), Janaine de Brito, a empresa Comando, de Ibiporã, vencedora da licitação, tem de um ano para concluir o serviço. Até agora, 96 câmeras já foram instaladas. Já a manutenção, será de responsabilidade dos técnicos do município, conforme estabelecido em contrato. Todas as câmeras ficam dentro de uma espécie de gaiola para protegê-las contra o vandalismo.

Duzentas e sessenta e duas câmeras já estavam instaladas nos prédios públicos de Ibiporã. Com o reforço das 380, são 642 câmeras fazendo o monitoramento. Nove supercâmeras que estavam em manutenção foram reativadas e colocadas em pontos estratégicos da cidade.

Por enquanto, as imagens são gravadas e armazenadas pela Prefeitura, mas existe um projeto de parceria com a Polícia Militar (PM). “A ideia é que exista um Centro de Controle Operacional na sede da PM, em Londrina, que receberá as imagens online, via VPN, e em tempo real”, explica o prefeito João Coloniezi.

Segundo o comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente Marcos Paulo Rodrigues, a parceria com a Prefeitura será muito importante para subsidiar os trabalhos das Polícias Civil e Militar. “Já temos uma equipe da PM que está em contato direto com os responsáveis na Prefeitura e qualquer informação necessária é repassada ao nosso sistema de inteligência. As novas câmeras, principalmente as que estão direcionadas para as ruas, serão muito importantes para auxiliar em nosso trabalho preventivo e também nas investigações criminais”, ressalta Rodrigues.

Caroline Vicentini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.