Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de agora todos os 5.400 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Ibiporã terão carteira de identidade. O município é o terceiro do Estado, além de Londrina e Maringá, a receber o projeto “Criança e Adolescente Protegidos no Estado do Paraná”, idealizado pela desembargadora Lídia Maejima, e desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e prefeituras municipais. Pioneiro no país, o projeto visa identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride). 

O início da ação em Ibiporã foi marcado pela assinatura de um protocolo de intenções entre TJ-PR, governo estadual e governo municipal, nesta sexta-feira (16), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Professora Maria do Carmo Galvão Uille (Malibu). Participaram da solenidade diversas autoridades, entre as quais o presidente do Tribunal do Paraná, Guilherme Luiz Gomes; a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; a coordenadora estadual do projeto, Lídia Maejima, a coordenadora do projeto em Ibiporã, juíza da Vara da Infância e Juventude e Anexos, Marina Martins Bardou Zunino, o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Maurício Jorge Schenfeld Lopes, o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, vereadores, secretários, servidores, professores, alunos e demais autoridades.

O projeto é um importante instrumento para viabilizar a emissão de carteiras de identidade dos alunos matriculados em creches e escolas das redes municipais, bem como propiciar o cadastro de banco de dados quanto a identificação civil básica das crianças, ação que tem o apoio do Programa UPS-Cidadania, SEJU. Lídia Maejima explica que no processo de retirada da carteira de identidade, são armazenadas fotos e impressões digitais da criança e do adolescente nos cadastros do Estado, auxiliando em caso de desaparecimento. “Assim, mesmo que a criança cresça e mude de fisionomia, as digitais não são alteradas, o que possibilita a identificação em qualquer idade. É uma ferramenta fundamental e o Judiciário paranaense está cumprindo a Constituição, que preconiza que é dever do poder público dar proteção integral à criança e ao adolescente. Além disso, a identificação biométrica é de grande importância para a proteção do cidadão honesto contra a ação de estelionatários e fraudadores de qualquer espécie”, acrescentou a desembargadora.

Todas as crianças, a partir dos seis meses de idade, devem obter o documento de identidade, gratuitamente. Ibiporã é a terceira cidade do estado a receber o projeto, pioneiro no Brasil. “A implantação do “Criança e Adolescente Protegidos” em Ibiporã foi um pedido do prefeito José Maria, que mostrou-se preocupado com a segurança e o bem-estar das crianças de seu município”, comentou Lídia Maejima. “A escolha de Ibiporã como a terceira cidade do estado a contar com um projeto de tal importância e magnitude mostra o carinho, atenção e confiança que o Judiciário e o Governo do Estado do Paraná têm para com o nosso município. Obrigado e parabéns a todos os envolvidos em tão valorosa iniciativa”, disse José Maria.

A coordenadora do projeto em Ibiporã ressaltou que a carteira de identidade garante a individualidade de cada um, é mais prática e mais segura. “É fundamental que os pais saibam a importância de fazer o reconhecimento biométrico, ainda na infância. A grande maioria só procura fazer o documento quando os filhos estão no Ensino Médio ou iniciando a vida adulta. Fazer o RG ainda na infância garante mais segurança aos filhos”, assegura a juíza.

O presidente do TJ-PR enfatizou que embora o projeto seja recente (foi lançado em Londrina e Maringá em novembro de 2014), está começando a dar frutos graças à união de forças dos órgãos envolvidos. “Esta parceria promissora está se encaminhando para que, futuramente, todas as crianças do estado do Paraná tenham, além da certidão de nascimento, a carteira de identidade e a identificação biométrica. Este projeto demonstra a preocupação do TJ em cumprir com sua missão constitucional de distribuir justiça, promover a paz social, o bem comum e a dignidade da pessoa humana”, assinalou Gomes.

O Instituto de Identificação trabalhará junto a Administração Municipal, treinando profissionais de educação para que se tornem agentes de identificação, auxiliando na emissão da carteira de identidade. Os educadores preencherão as fichas, tirarão as fotos e registrarão a impressão digital das crianças, que serão enviadas à Curitiba, onde serão emitidos os documentos.

Maria Tereza Uille Gomes enalteceu a iniciativa do TJ, visto que o projeto é um passo importante para a cidadania. “Garantir o acesso ao RG parece um ato singelo, mas que guarda em si uma elevada magnitude, porque a criança passa a ser reconhecida como uma identidade, garantindo a matrícula na escola e o exercício de vários atos da vida civil. Com esta iniciativa, o Judiciário sai do prédio do Fórum e se aproxima da sociedade, mostrando o seu importante papel na promoção da justiça e cidadania na vida das pessoas”, discursou a secretária da Justiça.

Posto de Identificação na escola

Como parte do evento que marcou o início do programa em Ibiporã, 40 crianças e adolescentes entre seis meses e 18 anos incompletos puderam fazer o documento de identidade digital e biométrico gratuitamente, no próprio CMEI. Conforme Lídia Maejima, os órgãos engajados se reunirão nos próximos dias para traçar um cronograma de ação para os municípios onde o projeto já foi instalado.

A vendedora Jovani de Freitas Amancio levou os dois filhos, Victor Gabriel, de 1 ano e oito meses, e Gabriella Vitória, de cinco anos, para fazer o RG. “Não imaginava que meus filhos, mesmo sem serem alfabetizados, já pudessem obter tão importante documento. Além de ser instrumento de exercício da cidadania, o RG dá mais segurança e proteção aos nossos filhos. É uma ótima iniciativa”, disse Jovani.

Documentos necessários para obter carteira de identidade a criança/adolescente

- Certidão de nascimento original;

- Documento com foto do responsável;

* A criança e o adolescente devem estar acompanhados pelo responsável legal

  • O atendimento é realizado no Departamento da Junta Militar, localizado na Prefeitura Municipal de Ibiporã. O agendamento pode ser feito por telefone: 3178-8486 ou pessoalmente: Rua Padre Vitoriano Valente, 540, Centro. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.