Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Também está em obras desde janeiro deste ano o prédio da Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã, localizado na Rua Primeiro de Maio, esquina com Rua José Bonifácio, que estava interditado desde 2009, devido a problemas na construção, resultantes de uma tempestade que causou sérios prejuízos a Ibiporã.

“Na oportunidade, extravasaram as calhas, que não suportaram o volume de água, que acabou entrando na edificação, molhando livros, equipamentos e, de certa forma, comprometeu todo o acervo e a estrutura da edificação”, relata o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio.

Na época, segundo ele, a administração municipal responsabilizou os envolvidos na obra, como a construtora que executou a obra, e não se eximiu da responsabilidade que também tinha a Prefeitura. Porém, isso gerou um processo judicial e a biblioteca acabou interditada.

“Optou-se então, naquela gestão, por locar um espaço (na Rua 19 de Dezembro, 1085) e transferir para lá a biblioteca até que a situação judicial fosse resolvida. Mas isso se arrastou por anos e somente em 2017 a Prefeitura solicitou ao Ministério Público uma oportunidade de negociação. Tivemos várias reuniões com esse objetivo e houve um momento que foi fechado um acordo”, disse Agnaldo. Tal processo teve a participação das Secretarias Municipais de Cultura, de Obras, o Gabinete do Prefeito e a Procuradoria Geral do Município,

“O construtor, as pessoas que faziam parte da Prefeitura na época, da Secretaria de Cultura, o ex-prefeito na época da construção, todos firmaram um acordo mediado pelo Ministério Público, para que a biblioteca voltasse a funcionar nas suas condições de base”, informa Agnaldo Adélio.

A obra foi então iniciada e hoje está em fase de conclusão. Em breve será reaberta a biblioteca no novo endereço, livrando a Prefeitura de pagar o aluguel no espaço provisório (na Rua 19 de Dezembro). “E quando for finalizada, traremos toda a estrutura da biblioteca aqui para este espaço, que é mais central e fica junto ao Complexo Cultural, ao Museu, ao Cine Teatro e à Casa de Artes, fazendo a gestão de todos esses equipamentos públicos”, finalizou o secretário de Cultura.

A comunidade será informada sobre o andamento da reforma e a previsão de inauguração da biblioteca nos canais de comunicação da Prefeitura (https://www.ibipora.pr.gov.br/) e da Secretaria de Cultura e Turismo (http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/ e https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora/)

Jaime Kaster e Cecília Vogmann – SMCT – PMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios