Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Também está em obras desde janeiro deste ano o prédio da Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã, localizado na Rua Primeiro de Maio, esquina com Rua José Bonifácio, que estava interditado desde 2009, devido a problemas na construção, resultantes de uma tempestade que causou sérios prejuízos a Ibiporã.

“Na oportunidade, extravasaram as calhas, que não suportaram o volume de água, que acabou entrando na edificação, molhando livros, equipamentos e, de certa forma, comprometeu todo o acervo e a estrutura da edificação”, relata o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio.

Na época, segundo ele, a administração municipal responsabilizou os envolvidos na obra, como a construtora que executou a obra, e não se eximiu da responsabilidade que também tinha a Prefeitura. Porém, isso gerou um processo judicial e a biblioteca acabou interditada.

“Optou-se então, naquela gestão, por locar um espaço (na Rua 19 de Dezembro, 1085) e transferir para lá a biblioteca até que a situação judicial fosse resolvida. Mas isso se arrastou por anos e somente em 2017 a Prefeitura solicitou ao Ministério Público uma oportunidade de negociação. Tivemos várias reuniões com esse objetivo e houve um momento que foi fechado um acordo”, disse Agnaldo. Tal processo teve a participação das Secretarias Municipais de Cultura, de Obras, o Gabinete do Prefeito e a Procuradoria Geral do Município,

“O construtor, as pessoas que faziam parte da Prefeitura na época, da Secretaria de Cultura, o ex-prefeito na época da construção, todos firmaram um acordo mediado pelo Ministério Público, para que a biblioteca voltasse a funcionar nas suas condições de base”, informa Agnaldo Adélio.

A obra foi então iniciada e hoje está em fase de conclusão. Em breve será reaberta a biblioteca no novo endereço, livrando a Prefeitura de pagar o aluguel no espaço provisório (na Rua 19 de Dezembro). “E quando for finalizada, traremos toda a estrutura da biblioteca aqui para este espaço, que é mais central e fica junto ao Complexo Cultural, ao Museu, ao Cine Teatro e à Casa de Artes, fazendo a gestão de todos esses equipamentos públicos”, finalizou o secretário de Cultura.

A comunidade será informada sobre o andamento da reforma e a previsão de inauguração da biblioteca nos canais de comunicação da Prefeitura (https://www.ibipora.pr.gov.br/) e da Secretaria de Cultura e Turismo (http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/ e https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora/)

Jaime Kaster e Cecília Vogmann – SMCT – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.