Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito visa conscientizar motoristas e pedestres de sua responsabilidade para a segurança viária

Canteiros de ruas, avenidas e rotatórias da área central de Ibiporã ganharam recentemente placas educativas de trânsito. Com mensagens como “Escolha Viver. Decida pelo trânsito seguro”. “Pela vida. Escolha o trânsito seguro”. “Pela família. Escolha o trânsito seguro”, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito. “As 18 placas foram instaladas em locais com intenso fluxo de motoristas e pedestres e que exigiram recentes intervenções viárias para dar mais fluidez e segurança ao trânsito. Utilizamos as frases sugeridas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para serem trabalhadas nas peças publicitárias levando-se em conta o tema para as campanhas educativas de trânsito em 2017 – “minha escolha faz a diferença”, explica o diretor do Departamento de Trânsito e Urbanismo, Euller Alexandre Gualberto.

Segundo Gualberto, a ideia é que as placas educativas também sejam instaladas em ruas de grande movimento dos bairros do município. O Departamento de Trânsito tem investido maciçamente em ações educativas no trânsito, tais como palestras em escolas, blitze educativas, orientações aos motoristas e pedestres pelos agentes de trânsito. Uma intensa programação também está sendo preparada para a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. “Lamentavelmente, a cada dia, cresce o número de vidas ceifadas e/ou sequeladas no trânsito das nossas cidades, em parte, em decorrência da imprudência ao volante. Entendemos que a nossa ação deve ser incisiva no âmbito da educação, com medidas que possam culminar com a formação de cidadãos mais conscientes, enquanto pedestres e/ou condutores de veículos", ressalta Gualberto.

Alguns pontos onde foram instaladas as placas educativas:

Placas maiores

1 – Av. Paraná c/BR369 (sentido Jataizinho-Ibiporã)

2 – Av. Paraná (rotatória central)

3 – Av. Santos Dumont (cruzamento c/ a BR 369)

4 – Av. Pref. Mário de Menezes (rotatória próxima ao CRAS)

5 – Av. 19 de Dezembro (entrada da cidade. Sentido Sertanópolis – Ibiporã)

6- Av. dos Estudantes (rotatória próxima ao Corpo de Bombeiros)

7 – Av. dos Estudantes (rotatória próx. ao UPA – sentido: Serraia)

8 – Av. Primeiro de Maio (rotatória no cruzamento com a Luiz Ferrari)

Placas menores

1-    Av. Paraná (Canteiro Central)

2-    Av. Paraná (divisor de pista prox. rotatória – Av. Paraná c/Av. José Bonifacio)

3-    Av. Pe. Vitoriano Valente c/Av. Prudente de Moraes)

4-    Av. dos Estudantes (canteiro central – próx. À Escola Tia Sônia)

5-    Av. Primeiro de Maio (rotatória – cruzamento com a Souza Naves)

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.