Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Centro de Saúde abrirá das 8 às 16h para vacinar pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Campanha encerra-se em 30 de junho

Amanhã (27) acontece mais um “Dia D” de vacinação contra a gripe em Ibiporã. O Centro de Saúde estará aberto das 8 às 16 horas somente para imunizar pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram este ano: idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais, crianças (de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas).

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento será rápido, pois vários profissionais trabalharão neste dia. Para se imunizar, basta levar documento pessoal com foto, carteira de vacina, prescrição, laudo ou receita médica para pessoas com deficiência e portadores de doença crônica, e comprovante profissional para trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, transporte coletivo e professores.

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo termina dia 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) termina na próxima terça-feira (30). As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde: Centro de Saúde, Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco), Jardim John Kennedy e Taquara do Reino. A Secretaria de Saúde solicita que as gestantes e puérperas procurem a UBS do Jardim Bom Pastor para se imunizar.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários. Em Ibiporã, a imunização entre idosos e trabalhadores de saúde já superou este percentual – 120,65% e 108,46%, respectivamente. Contudo, a cobertura vacinal de alguns grupos preocupa, como crianças de seis meses a menores de 6 anos – 42,83%; gestantes – 63,12%; puérperas – 53,33%, e adultos de 55 a 59 anos – 41,59%. Até o dia 24, 13.829 pessoas haviam sido imunizadas em Ibiporã. “Por isso, pedimos que quem ainda não se vacinou procure o serviço para se imunizar contra a gripe”, salienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Luquini.

A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza, contribuindo para o diagnóstico diferencial da Covid-19.

Sarampo

Também se encerra na próxima terça-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Estão sendo imunizados, indiscriminadamente, adultos de 20 a 49 anos.

A vacina é importante, pois no Paraná ainda há a circulação do vírus que transmite a doença, altamente contagiosa. A vacina é a única forma segura de prevenção.

O sarampo é uma doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e se  estender até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.