Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa Reciclus é responsável por financiar o processo de logística reversa, coletar e descontaminar esses resíduos em todo o País

Se você é consumidor doméstico, já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos e a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza 2.679 pontos de coleta em 561 municípios de todas as regiões do País. Do total de pontos, 354 estão no estado do Paraná, dos quais 2 na cidade de Ibiporã.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite nem custo para o descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico. Recentemente, a Reciclus alcançou 1,8 milhões de quilos de lâmpadas pós-uso coletados em todo o País.

Conheça os estabelecimentos que contam com pontos Reciclus na cidade de Ibiporã:

Casafort Material para Construção - Av. Santos Dumont, nº 971, Centro, Ibiporã.

Eletro Nicolau – Rua 19 de Dezembro, nº 1.387, Centro, Ibiporã.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade. Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega/

Thais Abrahão/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios