Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Idosos serão vacinados na própria casa pela equipe de saúde da UBS mais próxima de sua residência. Trabalhadores da Saúde da linha de frente continuarão a ser imunizados

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 90 anos começou ontem (08), conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), definido pelo Ministério da Saúde. Para este público-alvo, o município recebeu do Governo do Estado 290 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan.

Conforme a Vigilância Epidemiológica, os idosos serão vacinados na própria casa pela equipe de saúde da UBS mais próxima de sua residência. Caso o paciente não tenha cadastro na UBS, solicita-se que ligue no telefone 31780327, das 08h00 às 17h00, informando os dados pessoais (nome completo, CPF, endereço e telefone).

 Segundo avaliação do próprio Ministério da Saúde, foi observado sobrerrisco para morte por Covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, chegando a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre os idosos com 90 anos ou mais.

Trabalhadores de Saúde

A vacinação continuará também para os trabalhadores de saúde, porém a continuidade da imunização depende do recebimento de doses para esse público-alvo, de acordo com  definição da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).  A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana 60 doses para imunizar estes profissionais, as quais serão destinadas aos que atendem casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Para os demais trabalhadores de saúde, a SMS solicita o cadastramento no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br), no botão “Cadastramento de trabalhadores de saúde Vacina Covid-19”. Não é agendamento. A SMS utilizará este cadastramento para avaliar quantos profissionais ainda precisam ser imunizados.

Balanço/Vacinação/1ª Etapa

Conforme a SMS, até o dia 05 de fevereiro, o município já havia recebido 836 doses da vacina contra o novo coronavírus, sendo 536 da CoronaVac e 300 da Oxford/AstraZeneca. “Todas as doses já foram aplicadas em idosos e portadores de deficiência residentes em instituições de longa permanência (asilos) e trabalhadores de saúde da linha de frente, hospitais e unidades de saúde, de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Estado do Paraná”, assegura a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

Tanto a CoronaVac como a da AstraZeneca precisam ser administradas em duas doses para garantir a proteção. A diferença entre ambas se dá em relação ao prazo de aplicação entre uma dose e outra. Enquanto a CoronaVac necessita de três semanas, a vacina de Oxford pede espaço de quatro meses. Assim, o primeiro lote, formado pelo imunizante da Sinovac, foi dividido em duas partes iguais, garantindo as duas doses para quem for receber.

No caso da AstraZeneca serão usadas todas as vacinas para pessoas diferentes, já que estão previstas a chegada de novas remessas ao Paraná neste intervalo de 120 dias. O armazenamento das doses em estoque está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar),  em Curitiba, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

Alerta/Fake News

A Prefeitura Municipal de Ibiporã alerta que é falsa a mensagem que está circulando pelas redes sociais informando sobre agendamento de vacinação de idosos contra a Covid-19.

O município aguarda a quantidade de doses que receberá nas próximas etapas para definir a estratégia, calendário e locais de vacinação. Para garantir o distanciamento adequado, haverá vacinação extramuros, com aplicação de doses nos estabelecimentos de saúde, drive thru, em que a pessoa é imunizada sem sair do carro, e a imunização de idosos com mais de 80 anos, acamados e domiciliados nas residências.

NCPMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.