Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano foi de 3,6.  Calor e chuva facilitam proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Realizado no período de 7 a 12 de janeiro, o LIRAa apontou um índice de infestação do mosquito de 3,6%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, 3,8 apresentaram criadouros do vetor. O número é superior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - de até 1%, mas inferior ao LIRAa registrado em janeiro do ano passado – que foi de 6,8%. De 1 a 3% o Ministério da Saúde considera situação de alerta e acima de 4% risco de epidemia de dengue. "Tradicionalmente os percentuais sobem no início do ano devido à combinação de calor e chuvas constantes, o que facilita a proliferação do mosquito”, aponta o coordenador do Setor de Endemias, Aldemar Galassi.

Durante a semana passada, os agentes de endemias visitaram 970 imóveis (5%) do total em todas as regiões da cidade. Segundo Galassi, os focos do Aedes aegypti  foram encontrados em toda a cidade, e quase a totalidade no interior dos quintais, evidenciando o descuido da população com o acúmulo de água em recipientes e no material reciclável.

Os agentes encontraram nos quintais muitas garrafas, latas, entulhos, vasos de plantas, tambores de água e bebedouros de animais com água acumulada. Com o calor, o mosquito também se desenvolve mais rápido. "Por isso, a limpeza dos jardins, varandas e qualquer espaço aberto deve ocorrer, no mínimo, a cada sete dias. Em 10 minutos já é possível eliminar os criadouros e evitar que a dengue esteja em sua própria casa. Quem viaja nesta época do ano deve redobrar os cuidados para evitar o avanço da doença, tanto no seu imóvel, que ficará desabitado, como na casa eventualmente alugada para a temporada”, alerta o coordenador de Endemias.

Com os resultados do LIRAa, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.

O chefe do setor de Endemias ressalta que o governo municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à dengue, tais como a remoção dos criadouros em 100% do território, tratamento com larvicidas, bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, limpeza dos terrenos públicos, ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores e teste rápido. “Temos 31 agentes de endemias envolvidos diretamente nas ações de combate à dengue, trabalhando inclusive aos sábados, para vistoriar as residências que se encontram fechadas durante a semana”, acrescentou Galassi.

Ano passado Ibiporã apresentou um quadro tranquilo de dengue, com apenas três casos confirmados e 313 notificados. Neste início de ano, conforme a Vigilância Epidemiológica, foram 12 notificações.

Prevenção

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.