Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de cinquenta jovens participaram do evento. Programa visa atender pessoas com idade entre 16 e 24 anos que se encontram fora do mercado de trabalho

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, realizou na última sexta-feira (14), o lançamento do Programa “Futuro no Presente – Ampliando os Saberes da Juventude”. O evento contou com a presença do prefeito João Coloniezi, da secretária do Trabalho, Maria Romana, do coordenador do programa, Julio Henrique Conceição, do vereador Rafael da Farmácia, secretários, servidores, pais e jovens que estão fora do mercado de trabalho.

O programa visa atender jovens com idade entre 16 a 24 anos, que se encontram fora do mercado de trabalho, contribuindo com seu desenvolvimento e incentivando-os a estabelecerem metas para seu avanço profissional e desenvolvimento pessoal. O projeto foi elaborado objetivando a geração de emprego e renda deste público no município, como também a valorização cidadã, considerando o atual contexto que expõe a juventude às inúmeras vulnerabilidades provocadas pelas desigualdades sociais, as quais culminam com sua exclusão do mercado de trabalho, especialmente àqueles jovens que historicamente enfrentam a dificuldade de acesso à educação formal e oportunidades de qualificação profissional.

“O Programa Futuro no Presente tem a finalidade de contribuir com o desenvolvimento dos jovens, incentivando-os a estabelecerem metas para seu avanço profissional e desenvolvimento pessoal; melhorar as condições de empregabilidade daqueles que buscam sua colocação, recolocação, permanência e progressão profissional, promovendo assim, a inclusão social através do trabalho. Além disso, fomentar a economia solidária por meio de práticas econômicas e sociais organizadas, sob a forma de cooperativa, que realizem atividades de produção de bens, comércio justo e consumo solidário”, explicou a secretária Municipal do Trabalho, Maria Romana.

Segundo o coordenador do programa, para que isso se concretize, serão executadas diversas ações, como pesquisa de opinião para conhecer os principais anseios dos jovens; visitas domiciliares e in loco, a fim de conhecer a realidade dos jovens que estão à margem da sociedade; realização de eventos nos bairros com o intuito de atrair o interesse dos jovens; aproximação entre o público-alvo e os serviços ofertados pela rede de atendimento municipal; oficinas de orientação e preparação para o primeiro emprego, através de confecção de currículo e dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego; oferta de oficinas que atendam o interesse dos jovens (informática, fotografia, maquiagem, entre outras); oferta de aulas de inglês, português e matemática, visando melhorar seu desempenho pessoal e profissional; palestras e rodas de conversa com profissionais bem sucedidos, a fim de motivar os jovens inseridos no programa; parceria com faculdades e universidades, tendo em vista a oferta de bolsas de estudo e orientação profissional; parceria com instituições de ensino técnico, a fim de oportunizar a oferta de cursos técnicos aos jovens atendidos; desenvolvimento de atividades profissionais que gerem trabalho e renda; e, por fim, a inserção social do jovem no mundo do trabalho.

Presente à solenidade, o prefeito João Coloniezi ressaltou que a geração de emprego e renda é prioridade da Administração Municipal, e que a partir deste projeto os jovens do município também passam a ser atendidos com políticas públicas que contribuirão com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O ingresso no mercado de trabalho já é difícil, e neste momento de grave crise econômica pela qual o país atravessa a conquista do primeiro emprego fica ainda mais difícil. O intuito do governo municipal é mudar um pouco este cenário. Para isso, jovens, precisamos que vocês se comprometam com o projeto, usufruam de toda a estrutura do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), porque daqui, certamente, vocês sairão para o mercado de trabalho em melhores condições de empregabilidade”, assegurou o prefeito.

Todas as ações do programa “Futuro no Presente” serão executadas e coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e serão realizadas por agentes públicos, buscando a participação da sociedade através de ações voluntárias.

NC/PMI

Clique nas fotos para ampliar

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios