Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do “Ibiporã contra a Dengue” é informar população sobre a situação da doença e formas de controlar a proliferação do Aedes aegypti

O combate à dengue é um compromisso de todos. Com o objetivo de informar a população sobre a situação da doença e formas de controlar a proliferação do Aedes aegypti , mosquito vetor além dengue, da febre chikungunya e Zika, a Administração Municipal, por meio do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, criou o blog “Ibiporã Contra a Dengue” (ibiporacontradengue.blogspot.com.br/). “Hoje a maioria da população está conectada à internet e o blog é uma ferramenta útil e acessível para se comunicar e difundir informação. A ideia é fazer pelo menos duas postagens por semana com informações sobre a doença, atualizar os casos no município e orientar os munícipes sobre como se proteger da dengue”, explica o criador do blog, o responsável pelo setor de endemias, Luiz Augusto Loredo.

Um dos posts do blog, por exemplo, alerta para o alto índice de infestação do mosquito por toda a cidade. O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti  (LIRAa), realizado entre 9 e 13 de novembro, aponta um índice de infestação de 5,4%. Ou seja, dos 23.723 imóveis existentes na cidade, há focos de dengue em 1.280. O índice de infestação preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, no máximo, 1,0%. “O mais grave é que o levantamento apontou que 70% dos focos existentes estão no lixo e em recicláveis espalhados nas casas e empresas, nas ruas, terrenos baldios, nas margens das estradas. Se não ocorrer uma prevenção eficaz corrermos o risco de enfrentar uma nova epidemia em 2016, visto que, sob a influência do fenômeno “El Niño”, a previsão é de um verão ainda mais quente e chuvoso, condições ideais para a reprodução do mosquito”, alerta Loredo.

Segundo o setor de Epidemiologia, até sexta-feira (20) Ibiporã contabilizava 1.826 notificações e 734 casos confirmados da doença, com uma morte ocorrida em abril. Todos os casos são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município.

De acordo com o chefe do setor de Endemias, o governo municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à dengue, as quais estão sendo intensificadas devido ao tradicional aumento de casos nesta época do ano. “Os agentes de endemias estão fazendo o trabalho de remoção dos criadouros em 100% do território, além mutirões de limpeza, bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida, ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores, teste rápido, colocação de armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em vários bairros, para evitar a proliferação de novos vetores da doença e planejamento de ações conjuntas com cidades da Região Metropolitana, como Cambé e Londrina”, pontua Loredo.

Além disso, acrescenta Loredo, a secretaria de Saúde já solicitou ao Departamento de Gestão de Pessoas a realização de um processo seletivo para contratação temporária de 15 agentes de endemias que atuarão no combate e erradicação do Aedes aegypti. Atualmente, 28 profissionais fazem o trabalho de campo. Também serão intensificadas as fiscalizações para autuar os munícipes que mantiverem criadouros que favoreçam a proliferação da dengue. “A aplicação da multa é feita somente após o morador receber uma orientação, com prazo para readequar as irregularidades. Quando isso não ocorre, é feita uma advertência formal e dado um novo prazo, que descumprido gera a multa, que pode variar de R$500 a R$5 mil, segundo o Código Sanitário do Paraná”, explica ele.

Contudo, de nada adianta o poder público se esforçar para combater o mosquito, se a população não exercer de fato a cidadania, cuidando do seu espaço e do entorno de sua casa. “Os dados do LIRAa apontam que se o lixo produzido pela população fosse descartado adequadamente, nosso índice de infestação poderia diminuir em 70%. Ou seja, uma epidemia de dengue pode ser evitada se as pessoas realmente se preocuparem com o destino do lixo que produzem”, expõe Loredo.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, reforça a necessidade da mobilização popular no combate à dengue. "Infelizmente, apenas as ações realizadas pelos agentes de endemias não são suficientes para combater a dengue. A população precisa colaborar. Após uma chuva, o morador deve tirar apenas 10 minutos para fiscalizar o seu quintal e eliminar os recipientes que acumulam água. Mesmo uma tampa de refrigerante esquecida pode se tornar um criadouro. Já em relação ao lixo, não adianta o morador querer se livrar do seu lixo jogando-o no terreno vizinho porque o mosquito tem uma autonomia de voo de 150 a 200 metros e pode contaminá-lo com a dengue”, alerta Leilaine.

Proteja-se contra a dengue:

- Inspecione seu quintal e elimine água parada;

- Use repelente;

- Vista roupas que protejam o corpo;

- Mantenha portas e janelas fechadas;

- Aplique inseticida de uso doméstico dentro de casa, atrás dos móveis e em cantos escuros. (Fonte: Blog “Ibiporã contra a dengue”)

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.