Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Visando cumprir determinação legal e melhorar as condições de tráfego na área urbana de Ibiporã, o prefeito José Maria Ferreira sancionou no final do ano passado a lei N° 2.744/2014, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Departamento de Trânsito e Urbanismo, Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI e Fundo Municipal de Trânsito.

Conforme a lei, o Departamento de Trânsito e Urbanismo ficará subordinado a Secretaria Municipal de Planejamento, estruturando-se em quatro divisões: Divisão de Engenharia e Sinalização; Divisão de Fiscalização, Tráfego e Administração; Divisão de Educação de Trânsito e Divisão de Controle e Análise de Estatística de Trânsito. Dentre as suas atribuições competem: regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres e animais; fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabíveis relativas às infrações de trânsito; operar e fiscalizar o sistema de estacionamento rotativo pago nas vias; coordenar e fiscalizar trabalhos na área de Educação de Trânsito no município, dentro outras.

Dois órgãos estarão vinculados ao Departamento, a Junta Administrativa de Recursos Administrativos (JARI), que regulamentará os julgamentos dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo Departamento de Trânsito e Urbanismo, e o Fundo Municipal de Trânsito e Urbanismo, incumbido de gerir os recursos e aplicá-los na melhora do trânsito, conforme previsto no art.320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O plano de municipalização do trânsito de Ibiporã também inclui alterações no sistema viário, como a implantação do estacionamento rotativo "Zona Azul", instalação do sistema binário nas vias centrais e rotas alternativas para veículos de carga pesada. "Com essa determinação, esses grandes veículos não poderão entrar durante o horário comercial dentro das ruas do centro da cidade. Será regulamentado o acesso após esse horário. Durante o dia, orientaremos os motoristas para que façam a carga e descarga com cargas reduzidas e caminhões menores”, explica a engenheira civil da Secretaria Municipal de Obras, Gimeri Calsavara.

Já com relação ao sistema viário, Gimeri explica que a sua implantação alterará a disposição do sentido das ruas, que ficarão com apenas uma direção. Se uma rua 'subir', a outra 'desce', com exceção das avenidas que continuarão com os dois sentidos. "Esse sistema será implantado na área central, começará na Rua Afonso Sarábia e terminará na Avenida André Serti, contemplando também as ruas entre as Avenidas dos Estudantes e Mário de Menezes”, acrescenta.

Todas estas questões foram discutidas em audiência pública, promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Planejamento, em 26 de novembro do ano passado. Segundo o prefeito José Maria, o objetivo da municipalização do trânsito é modernizar o sistema viário e melhorar a trafegabilidade no município. "Ibiporã cresceu e é iminente o esgotamento das possibilidades viárias no espaço territorial. Vamos apresentar à sociedade uma proposta que viabilize a funcionalidade e operabilidade do trânsito”, argumenta o prefeito.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ibiporã contabilizava em 2013 uma frota de 26.878 veículos, sendo 15.259 automóveis e 1.076 caminhões, uma média de dois habitantes por veículo (51.802 - estimativa IBGE 2014).

De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Sérgio Victor, a equipe da pasta realiza um estudo para estruturar o Departamento de Trânsito e Urbanismo e as alterações necessárias no sistema viário. No último concurso realizado pelo governo municipal, em setembro de 2014, foram ofertadas vagas em cadastro e reserva para o cargo de agente municipal de trânsito. A previsão é que o departamento comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

Investimentos no Trânsito

Para que todas estas alterações sejam realizadas no sistema viário de Ibiporã, a Administração Municipal está intensificando os trabalhos de sinalização da cidade, com a pintura de faixas e instalação de placas indicativas, além da melhoria da malha asfáltica. O prefeito informa que aguarda a liberação pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) de um recurso de R$300 mil para melhoria da sinalização.

Quanto à reestruturação da malha viária, o município conta com uma equipe permanente só para a manutenção das ruas da cidade. Conforme a Secretaria de Obras, em média, são feitas manutenções em 1200 m² de asfalto mensalmente.

Também está em curso um projeto de melhoria asfáltica cujo objetivo é recapear, até 2016, 400 mil m² de asfalto na cidade. A maioria das vias está recebendo recapeamento com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ), melhorando as condições de tráfego por muitos anos. “Esta nossa conduta enxerga a Ibiporã do presente e preserva a Ibiporã do futuro. Esses recapes são para durar pelo menos 20 anos, como fizemos em 1992 nas Avenidas Paraná e Santos Dumont”, revela José Maria.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.