Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Forma inusitada e sensível que educadora infantil de Ibiporã encontrou para celebrar Dia dos Pais com aluna cujo pai já faleceu conquista grande apoio na internet

Um gesto singelo, mas repleto de significado e aprendizagem. Como propor uma atividade em homenagem ao Dia dos Pais para uma criança cujo pai já faleceu? Sensibilizada com a história de sua aluna de apenas quatro anos que perdera o pai havia um, a educadora infantil Débora Rodrigues, que leciona no Complexo Educacional Municipal Prefeito Alberto Spiaci, em Ibiporã, sugeriu que a menina “escrevesse” uma carta para o papai dela, a colocasse dentro de uma bexiga, e a enviasse aos céus – uma maneira totalmente diferente do habitual de honrar a memória de um ente querido. “Há cerca de dois meses, pensando em como trabalhar o Dia dos Pais com a minha turma, me lembrei da Ana Clara, uma aluna muito amorosa e espontânea, que perdera o pai violentamente há pouco tempo, e sempre se lembra dele. Tive a ideia de dar asas aos sonhos e esperança dela, recebi o apoio da direção e de outros colegas da escola e às vésperas da data propiciamos este momento a ela”, conta a educadora.

O belo gesto foi acompanhado pelos coleguinhas da turma e algumas professoras. Uma delas gravou um vídeo com o celular. Incentivando a participação das outras crianças, a professora pede que elas contem até três para que a menina solte o balão para o pai. Emocionada após o gesto, a menina é ternamente acolhida pela professora Débora que a beija e abraça.

Ao ser postado em uma rede social, o vídeo viralizou. Recebeu mais de dois milhões de visualizações, 40 mil compartilhamentos, mais de sete mil curtidas e milhares de comentários. A maioria deles de pessoas emocionadas com a generosidade e sensibilidade da professora em legitimar os sentimentos da criança. “Não imaginava toda esta repercussão. Tenho recebido comentários, testemunhos de pessoas de várias partes do país e até do exterior. Mães viúvas comentaram que ficaram emocionadas e choraram a dor da saudade do marido/pai com seus filhos. Pessoas que perderam os pais ainda crianças relataram a tristeza e constrangimento de ter que participar de apresentações e confeccionar lembranças para alguém que não estava presente. Professoras confessaram que presas a certos moldes pedagógicos não haviam pensado nesta possibilidade”, exemplificou a educadora infantil.

Segundo Débora, a iniciativa também recebeu elogios de colegas de trabalho, pais de outros alunos e gratidão da mãe da estudante, que reforçou o vínculo entre a educadora e a menina. “A mãe da Ana ficou muito emocionada, disse que não tinha palavras para nos agradecer, pois a filha tinha uma relação muito bonita com o pai e ainda fala muito nele. Quando soltei o balão com o desenho representando ela com o pai, a Ana ficou preocupada se os anjinhos não iriam pegá-lo. Toda vez que assiste ao vídeo ela comenta que estamos lindas. Ao conversar com a mãe descobri o nome de um carinho que ela faz sempre no meu rosto”, confessa emocionada a professora.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduanda em Psicopedagogia, a jovem de 24 anos foi inspirada por algumas professoras que fizeram a diferença na vida dela e a influenciaram na escolha da profissão. “Quando pequena olhava para elas e dizia para mim mesma – como são inteligentes. Quero ser igual a elas quando crescer. Ao longo da minha formação tive mestres maravilhosos, que mais do que a transmissão do conhecimento, também se preocuparam com uma formação humanista, me ensinando lições valiosas para toda a vida. Acredito que o amor é a base de tudo. A escola deve ser o lugar do acolhimento das diferenças. Respeitar a individualidade, a história de cada aluno é fundamental para a formação de um ser humano equilibrado emocionalmente, sendo assim capaz de se desenvolver e aprender”, reflete a educadora infantil.

Link para o vídeo: https://www.facebook.com/ibiporaprefeitura/videos/930341963841312/

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.