Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A professora Maria Tereza Paschoal de Moraes foi escolhida por meio de um processo de seleção nacional inédito no país, e referendada pelo Prefeito eleito Marcelo Belinati, para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Londrina a partir de 1º de janeiro de 2017. Em sua decisão, o prefeito eleito levou em consideração a posição da classificação e a entrevista com a candidata.

O processo de seleção foi idealizado por Marcelo, juntamente com o Deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional, Alex Canziani.

A pré-seleção foi realizada pelo Instituto Vetor Brasil – uma entidade civil, sem fins lucrativos, especializada em selecionar e desenvolver talentos para trabalharem no setor público – que tem sede em São Paulo e conta com apoiadores como o Google e a Stanford University, de Palo Alto, Califórnia (EUA). Este trabalho não teve nenhum custo, tanto para os candidatos quanto para o Município de Londrina.

Maria Tereza foi a primeira colocada em todas as etapas da pré-seleção que levou em consideração a experiência profissional, a capacidade de gestão, a formação acadêmica e o conhecimento dos desafios da educação pública dos candidatos. “A definição do nome da professora Maria Tereza se deu única e exclusivamente pela  meritocracia que o cargo exige”, enfatizou Marcelo.

“De todos os nomes apresentados, a Maria Tereza foi a que cumpriu todos os requisitos específicos que necessitamos para trabalhar com a educação em Londrina. Ela tem um currículo extraordinário, uma vasta experiência em sala de aula e como gestora. Tenho convicção que vamos promover um salto gigantesco na qualidade da educação das nossas crianças, mantendo e aprimorando programas que já estão dando certo e introduzindo outros com o objetivo de modernizar a gestão da secretária e  melhorar os indicadores do setor”, afirmou Marcelo, lembrando que, quando secretária de Educação em Ourinhos (SP), Maria Tereza conseguiu melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) local de 5,3 para 6,4, além de reduzir em cerca de 85% a fila de espera por vagas em creche, que era de 1.054 crianças.

Entre as diversas etapas, seis pré-selecionados participaram de uma sabatina com a comunidade educacional de Londrina, e, na última etapa, de uma avaliação por uma banca de profissionais que sugeriram os três profissionais mais capacitados para ocupar o cargo de Secretário de Educação de Londrina. 

A banca foi formada pelo professor da FGV-Rio, ex-ministro da Educação, Henrique Paim; pela secretária nacional de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; pela diretora da PUC-PR, campus Londrina e ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno; pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Paulo Schmidt; pela professora e ex-Secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Joane Vilela; e pela representante da entidade Todos pela Educação, Priscila Cruz.

CURRÍCULO - Maria Tereza é professora, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula; também é advogada. Foi Secretária Municipal de Educação de Ourinhos de 2013 até março de 2016. Ela possui pós-graduação em Gestão Pública pela CLP/Harvard/EUA e é líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Também possui formação como intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

Com a excelente qualidade profissional dos demais cinco candidatos pré-selecionados, que também passaram pela sabatina e pela banca, Marcelo Belinati avalia a possibilidade de aproveitar o potencial deles em outras áreas da administração municipal.

O processo de seleção começou no dia 26 de outubro, com a abertura das inscrições. Até o dia 15 de novembro, o Vetor Brasil recebeu 129 inscrições para o cargo.

Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.