Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento espera reunir 800 pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças em prol dos direitos fundamentais dos menores de idade

Começa nesta quinta-feira (29), às 13 horas, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro pretende reunir cerca de 800 pessoas na sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), localizada na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves.

A conferência também prosseguirá durante a sexta-feira (30), das 8h às 18h, no mesmo local. O objetivo é debater os direitos fundamentais e as medidas proteção integral às crianças e adolescentes de Londrina e região. Para isso, os interessados em participar deveriam ter se inscrito até a última sexta-feira (23). Ao todo, 352 pessoas se inscreveram como observadores e 428 delegados. Os interessados em participar ainda podem fazê-lo, até chegar o limite de 800 pessoas no total . Para isso, é preciso apresentar um documento com foto no horário e local do evento.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) disponibilizou 300 vagas para os observadores, que puderam escolher dentre um dos cinco eixos disponíveis que são: a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; a prevenção e enfrentamento da violência; o orçamento e o financiamento das políticas públicas; a participação, a comunicação social e o protagonismo das crianças e dos adolescentes e a importância dos processos de gestão e controle social  das políticas públicas e o papel dos conselhos.

Durante o encontro serão eleitos sete delegados de cada categoria, que poderão deliberar sobre as propostas da política municipal de atenção aos direitos da criança e do adolescente para os anos de 2019 a 2022 e vão representar Londrina na Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, que acontecerá em Curitiba, em 2019.

Este ano, o objetivo dos organizadores é debater “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência” e para isso serão apresentadas 142 propostas que foram sistematizadas dentre as mais de 900 demandas colhidas durante as 21 pré-conferências realizadas pelo CMDCA, em todas as regiões de Londrina, inclusive na zona rural. Os encontros preparatórios reuniram mais de mil pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, que discutiram diversas questões relacionadas aos cinco GTs. Todas elas podem ser acessadas pelo link https://goo.gl/yzi5Yq.

Cronograma

Primeiro dia (29/11)

o    Às 13 horas - Credenciamento dos participantes
o    Às 13h40  - Aprovação do Regimento Interno da conferência
o    Às 14h20 - Abertura oficial da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
o    Às 15 horas - Conferência sobre “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”, com o doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma universidade e graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Ruda Guedes Moises Salerno Ricci.
o    Às 16 horas – Debate e roda de conversa
o    Às  17 horas - Encerramento das atividades do dia

Segundo dia (30/11)

o    Às 8 horas -Acolhida e orientação sobre os trabalhos do dia Explicação da dinâmica do Grupos de trabalho (GT)
o    Às 9 horas - Início das atividades dos GTs
o    Às 11h30 - Eleição dos delegados por categoria
o    Às 12 horas – Intervalo para almoço
o    Às 13h30 - Pré-plenária
o    Às 14h - Apresentação do(a)s delegado(a)s eleitos para a Conferência Estadual
o    Às 14h15 - Plenária final - Deliberação das propostas e moções
o    Às 17 horas - Encerramento

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.