Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati recebeu os organizadores na sexta-feira (13); sediado no Museu Histórico de Londrina, evento terá atrações para todos os públicos

O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, na sexta-feira (13), a diretoria da Associação Rota do Café, com convite para prestigiar a 10ª edição da Semana do Café, que inicia no dia 24 de maio. O evento, sediado no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss até o dia 29, terá uma programação diversificada, com atividades culturais, educativas e gastronômicas para o público de todas as idades. A entrada é gratuita

A inauguração da Semana será realizada na mesma data em que é celebrado o Dia Nacional do Café, após dois anos sem a realização do evento, por conta da pandemia de Covid-19. E a Semana do Café faz parte do calendário oficial de comemorações do Município, por meio da lei n° 12.680, de 2018.

Mais do que divulgar os empreendimentos que comercializam café e seus derivados, a Semana do Café retoma fatos importantes da história de Londrina, que já foi considerada a Capital do Café pela alta produção do grão.

Ao receber o convite e a programação do evento, prefeito Marcelo Belinati parabenizou os organizadores pela iniciativa, e confirmou que a Prefeitura dará apoio à realização das ações, por meio das secretarias municipais. “O café marcou para sempre a história de Londrina, e está presente até hoje na nossa cultura. É muito importante despertar essas lembranças e, principalmente, ensinar as crianças e jovens. Contem com nosso apoio e participação nesse evento que, com certeza, será um grande sucesso”, afirmou.

Dentre as atrações que o público poderá conferir na Semana do Café, a presidente da Associação Rota do Café, Fernanda Correa, elencou a exibição de filme, palestras para baristas e profissionais do ramo, e uma projeção com obras de Portinari que retratam a cultura cafeeira. “Teremos a participação de 16 empreendimentos da associação mais os nossos convidados e parceiros. Para as crianças, preparamos algumas atrações especiais, como contação de histórias e oficinas. Estamos muito felizes em retornar e com muita expectativa, sabemos que a população merece e está precisando de um evento como esse”, citou.

Parceiro da Rota do Café, o Museu Histórico de Londrina sedia a Semana do Café desde sua primeira edição. Segundo a diretora do Museu, Edméia Ribeiro, o evento possui grande apelo entre o público de Londrina e região, que comparece em peso nas atividades. “Essa relação duradoura entre a Associação e o Museu se dá porque há uma proximidade muito grande, graças ao café. O Museu congrega a estação ferroviária, um prédio icônico para a cidade e que representa a história em sua arquitetura, e também o café, que motivou a vinda de tantas pessoas para cá. Ou seja, é uma relação que tem tudo a ver, e na Semana do Café as pessoas se reencontram com sua história e suas memórias, revivendo momentos prazerosos”, frisou.

O vereador Eduardo Tominaga apoia o evento e intermediou o encontro da Associação com o prefeito Marcelo Belinati. Ele também ressaltou a importância de manter viva a cultura do café em Londrina. “Que a gente consiga trazer cada vez mais visibilidade para a Semana, tão importante e tão relacionado à nossa cidade. A história de Londrina é diretamente ligada aos agricultores, que fizeram do café nossa história. E até hoje temos esse sentimento, esse apego, que precisa ser valorizado”, citou.

A reunião também contou com a presença da vice-presidente da Associação Rota do Café, Cristiane Yuri; a voluntária Bárbara Daher Belinati; Rosangela Haddad; Silvio Rocha; Cristina Maulaz, do Armazém do Café; e Carlos Ferreira e Felisberto Cabrera, da Cooperativa Cresol.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.