Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 22 de setembro até 7 outubro Londrina receberá ações como o Abraço no Lago, Dia Mundial Sem Carro e o 11º Fórum Estadual de Educação

Para divulgar a cultura da não violência e a conscientização em prol das ações pela paz, o Município de Londrina inicia neste sábado (22), a 18ª Semana Municipal da Paz. A primeira atividade a ser realizada será o Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado no dia 22 de setembro.

Para marcá-lo, os membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e da Organização Não Governamental Londrina Pazeando estarão das 10h às 12h, na Avenida Higienópolis, entre a Rua Sergipe e Avenida Juscelino Kubitschek (JK), divulgando e convidando a população para participar do 10º Abraço no Lago e falando sobre a importância do Dia Mundial Sem Carro.

A ação faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, organizada em Londrina pela Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e comemorada no Brasil inteiro, de 18 e 25 de setembro. Por isso, a via ficará interditada para carros, das 7h às 17h. Haverá shows, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas e de recreação, entre outras.

10º Abraço no Lago

No dia seguinte, domingo (23), a população está convidada a participar do Abraço pela Paz no Lago Igapó II, a partir das 9h30. Mais de 50 entidades confirmaram a presença, entre eles a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que fará uma apresentação; o Grupo Maculelê Capoeira também estará presente; além do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Tambores Festivos do Reino de Ryukyu.

A comunidade também poderá aproveitar as atividades que serão feitas pelo Projeto Feliz Idade, em que serão repassadas informações para o envelhecimento saudável, assim como poderão fazer atividades com os profissionais do Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF), e receber informações sobre educação no trânsito com os voluntários da Ciranda do Bem. Nesta edição, também confirmaram presença visitantes de Joinville, Curitiba e de Porto Alegre.

O evento contará com uma novidade neste ano. Isso porque, durante as atrações do abraço serão lançados no Lago Igapó II cerca de 10 mil Mudballs, que são esferas contendo leveduras e lactobacilos que devem eliminar os coliformes fecais e outros organismos capazes de causar doenças. A intenção é que a ação marque o início de um trabalho em prol da conscientização e despoluição do lago, mantendo o equilíbrio ecológico e ajudando no desassoreamento e na limpeza da água.

Outras atividades

Ainda durante a Semana pela Paz, haverá o lançamento do 16º Livro Londrina Pazeando, na segunda-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório da Prefeitura de Londrina. O livro contém desenhos e redações de 78 pessoas e relatos de outras 93 sobre “A Importância do Círculo de Construção de Paz na Escola - Justiça Restaurativa e Paz - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16”. Na quarta-feira, dia 26 de setembro, das 19h às 21h, haverá a 16ª Noite de Autógrafos com escritores e desenhistas autores do livro, na Livraria Curitiba do Shopping Catuai. A ação será aberta ao público, inclusive para os participantes.

Na terça-feira, dia 25 de setembro, das 8h30 às 11h30, será realizado o 11º Fórum Estadual de Educação para Paz: Contribuição das Mídias para Construção de uma Cultura de Paz. O evento será realizado na sala 683, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nos dias 6 e 7 de outubro, também será realizado o 8° ACAMPAZ: Acampamento pela Cultura de Paz 2018, na EPESMEL. O objetivo é interagir com as entidades para trocar as experiências através de atividades referentes à cultura de paz e a temática da Semana da Paz. Londrina é considerada pioneira na conscientização pela paz e não violência porque, há quase duas décadas, vem promovendo ações voltadas a esta área.
Ana Paula Hedler/NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios