Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 22 de setembro até 7 outubro Londrina receberá ações como o Abraço no Lago, Dia Mundial Sem Carro e o 11º Fórum Estadual de Educação

Para divulgar a cultura da não violência e a conscientização em prol das ações pela paz, o Município de Londrina inicia neste sábado (22), a 18ª Semana Municipal da Paz. A primeira atividade a ser realizada será o Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado no dia 22 de setembro.

Para marcá-lo, os membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e da Organização Não Governamental Londrina Pazeando estarão das 10h às 12h, na Avenida Higienópolis, entre a Rua Sergipe e Avenida Juscelino Kubitschek (JK), divulgando e convidando a população para participar do 10º Abraço no Lago e falando sobre a importância do Dia Mundial Sem Carro.

A ação faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, organizada em Londrina pela Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e comemorada no Brasil inteiro, de 18 e 25 de setembro. Por isso, a via ficará interditada para carros, das 7h às 17h. Haverá shows, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas e de recreação, entre outras.

10º Abraço no Lago

No dia seguinte, domingo (23), a população está convidada a participar do Abraço pela Paz no Lago Igapó II, a partir das 9h30. Mais de 50 entidades confirmaram a presença, entre eles a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que fará uma apresentação; o Grupo Maculelê Capoeira também estará presente; além do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Tambores Festivos do Reino de Ryukyu.

A comunidade também poderá aproveitar as atividades que serão feitas pelo Projeto Feliz Idade, em que serão repassadas informações para o envelhecimento saudável, assim como poderão fazer atividades com os profissionais do Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF), e receber informações sobre educação no trânsito com os voluntários da Ciranda do Bem. Nesta edição, também confirmaram presença visitantes de Joinville, Curitiba e de Porto Alegre.

O evento contará com uma novidade neste ano. Isso porque, durante as atrações do abraço serão lançados no Lago Igapó II cerca de 10 mil Mudballs, que são esferas contendo leveduras e lactobacilos que devem eliminar os coliformes fecais e outros organismos capazes de causar doenças. A intenção é que a ação marque o início de um trabalho em prol da conscientização e despoluição do lago, mantendo o equilíbrio ecológico e ajudando no desassoreamento e na limpeza da água.

Outras atividades

Ainda durante a Semana pela Paz, haverá o lançamento do 16º Livro Londrina Pazeando, na segunda-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório da Prefeitura de Londrina. O livro contém desenhos e redações de 78 pessoas e relatos de outras 93 sobre “A Importância do Círculo de Construção de Paz na Escola - Justiça Restaurativa e Paz - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16”. Na quarta-feira, dia 26 de setembro, das 19h às 21h, haverá a 16ª Noite de Autógrafos com escritores e desenhistas autores do livro, na Livraria Curitiba do Shopping Catuai. A ação será aberta ao público, inclusive para os participantes.

Na terça-feira, dia 25 de setembro, das 8h30 às 11h30, será realizado o 11º Fórum Estadual de Educação para Paz: Contribuição das Mídias para Construção de uma Cultura de Paz. O evento será realizado na sala 683, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nos dias 6 e 7 de outubro, também será realizado o 8° ACAMPAZ: Acampamento pela Cultura de Paz 2018, na EPESMEL. O objetivo é interagir com as entidades para trocar as experiências através de atividades referentes à cultura de paz e a temática da Semana da Paz. Londrina é considerada pioneira na conscientização pela paz e não violência porque, há quase duas décadas, vem promovendo ações voltadas a esta área.
Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.