Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento marcou o lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando, produzido por alunos da rede municipal, estadual e particular; programação segue até 6 de outubro

Em solenidade realizada ontem (23), no auditório da Faculdade Inesul, foi aberta oficialmente a 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz. No encontro, foram divulgadas as ações da programação, que teve início no último sábado (21) e vai até o dia 6 de outubro, incluindo palestra, fórum, lançamento de livro, marcha e abraço pela paz, acampamento, divulgação de projetos e outras atividades. O objetivo da semana é possibilitar meios para que a população reflita sobre a importância da paz no convívio social, baseado na educação pacificadora e mobilização de vários segmentos. A programação completa está no site http://londrinapazeando.org.br/ .

O evento também marcou o lançamento do 17º volume do livro Londrina Pazeando. Trata-se de uma compilação de textos, desenhos e relatos feitos com base na temática da paz, produzidos por alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular. Este material é elaborado anualmente com a colaboração de professores, gestores, pais e familiares.

Em 2019, o registro contou com a participação de 282 pessoas, representando 30 escolas da cidade. O livro já está sendo distribuído em escolas e bibliotecas do município, além de ser enviado a outras cidades para ampliar a divulgação desta iniciativa. A intenção é incentivar a não-violência e as iniciativas voltadas a fortalecer o processo de construção da paz com foco na justiça restaurativa. Além do material impresso, neste ano também foram disponibilizadas, de forma gratuita, versões online e em PDF, que podem ser encontradas no site http://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/ .

Durante a cerimônia, os alunos e demais envolvidos receberam seus exemplares, tiraram fotos e foram convidados para comparecer aos próximos eventos da 19ª Semana de Cultura de Paz. Na quarta-feira (25), às 19h, haverá noite de autógrafos do livro Londrina Pazeando, na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. Os alunos serão os artistas da noite, que é aberta para todos e contará com a presença de familiares e amigos dos participantes.

O secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, apresentou a agenda de eventos da Semana e enfatizou a importância da integração e mobilização social promovida por meio das atividades. “É fundamental que todos colaborem com o processo de conscientização e atuação em prol da cultura de paz, e um dos pilares é a educação e formação das crianças e adolescentes. Ao aprenderem na escola sobre a paz e participarem de projetos como o livro Londrina Pazeando, eles são os porta-vozes de mensagens importantes que são levadas para a sociedade. Com um trabalho permanente e integrado, Londrina vem inspirando várias outras cidades e iniciativas e hoje já é uma referência no Brasil”, disse.

A presidente do Compaz, Maria Aparecida Pereira Prandini, ressaltou que a Semana Municipal de Cultura de Paz é desenvolvida como forma de intensificar a divulgação de ações já existentes, e também ampliar a participação popular em eventos que ocorrem durante este período. “A intenção é disseminar, cada vez mais, as informações sobre a questão da paz e oferecer opções diferentes de eventos que façam as pessoas refletirem sobre este assunto. Com isso, a ideia é ter uma sociedade mais mobilizada, pacífica e consciente. A programação da Semana tem atividades para todas as idades, envolvendo parte educativa e momentos de recreação”, afirmou.

A integrante do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Andrea Militão, representou a pasta na cerimônia e parabenizou todos os alunos, professores e familiares que colaboraram para o sucesso de mais uma edição do livro Londrina Pazeando. “Trata-se de uma iniciativa brilhante que passa pela união da comunidade escolar, com escolas públicas e privadas colaborando para que Londrina seja reconhecida, cada vez mais, como uma cidade importante para a cultura de paz. As crianças e adolescentes são os escritores e desenhistas do livro, tendo a oportunidade de expressar o que vivem e sentem quando se fala de paz, que deve sempre ser incutida na cabeça e no coração de todos”, comentou.

Ações

Antes da abertura oficial da 19ª edição, a Semana teve início no sábado (21), durante o evento do Dia Mundial sem Carro, promovido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Houve entrega de panfletos às pessoas que circularam pela região central, onde ocorreram as atividades, sobre a realização do 11º Abraço no Lago, que ocorreu no domingo (22). No Lago Igapó, o evento contou com a divulgação do jogo Trilha da Paz e o Totem da Paz instalado na Academia ao Ar Livre do Lago.

Além das primeiras atividades já desenvolvidas, será realizado o Fórum de Educação para Mídia de Paz; palestra sobre Justiça Restaurativa; lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando 2019; Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência; acampamento pela paz e outras ações.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios