Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento marcou o lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando, produzido por alunos da rede municipal, estadual e particular; programação segue até 6 de outubro

Em solenidade realizada ontem (23), no auditório da Faculdade Inesul, foi aberta oficialmente a 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz. No encontro, foram divulgadas as ações da programação, que teve início no último sábado (21) e vai até o dia 6 de outubro, incluindo palestra, fórum, lançamento de livro, marcha e abraço pela paz, acampamento, divulgação de projetos e outras atividades. O objetivo da semana é possibilitar meios para que a população reflita sobre a importância da paz no convívio social, baseado na educação pacificadora e mobilização de vários segmentos. A programação completa está no site http://londrinapazeando.org.br/ .

O evento também marcou o lançamento do 17º volume do livro Londrina Pazeando. Trata-se de uma compilação de textos, desenhos e relatos feitos com base na temática da paz, produzidos por alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular. Este material é elaborado anualmente com a colaboração de professores, gestores, pais e familiares.

Em 2019, o registro contou com a participação de 282 pessoas, representando 30 escolas da cidade. O livro já está sendo distribuído em escolas e bibliotecas do município, além de ser enviado a outras cidades para ampliar a divulgação desta iniciativa. A intenção é incentivar a não-violência e as iniciativas voltadas a fortalecer o processo de construção da paz com foco na justiça restaurativa. Além do material impresso, neste ano também foram disponibilizadas, de forma gratuita, versões online e em PDF, que podem ser encontradas no site http://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/ .

Durante a cerimônia, os alunos e demais envolvidos receberam seus exemplares, tiraram fotos e foram convidados para comparecer aos próximos eventos da 19ª Semana de Cultura de Paz. Na quarta-feira (25), às 19h, haverá noite de autógrafos do livro Londrina Pazeando, na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. Os alunos serão os artistas da noite, que é aberta para todos e contará com a presença de familiares e amigos dos participantes.

O secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, apresentou a agenda de eventos da Semana e enfatizou a importância da integração e mobilização social promovida por meio das atividades. “É fundamental que todos colaborem com o processo de conscientização e atuação em prol da cultura de paz, e um dos pilares é a educação e formação das crianças e adolescentes. Ao aprenderem na escola sobre a paz e participarem de projetos como o livro Londrina Pazeando, eles são os porta-vozes de mensagens importantes que são levadas para a sociedade. Com um trabalho permanente e integrado, Londrina vem inspirando várias outras cidades e iniciativas e hoje já é uma referência no Brasil”, disse.

A presidente do Compaz, Maria Aparecida Pereira Prandini, ressaltou que a Semana Municipal de Cultura de Paz é desenvolvida como forma de intensificar a divulgação de ações já existentes, e também ampliar a participação popular em eventos que ocorrem durante este período. “A intenção é disseminar, cada vez mais, as informações sobre a questão da paz e oferecer opções diferentes de eventos que façam as pessoas refletirem sobre este assunto. Com isso, a ideia é ter uma sociedade mais mobilizada, pacífica e consciente. A programação da Semana tem atividades para todas as idades, envolvendo parte educativa e momentos de recreação”, afirmou.

A integrante do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Andrea Militão, representou a pasta na cerimônia e parabenizou todos os alunos, professores e familiares que colaboraram para o sucesso de mais uma edição do livro Londrina Pazeando. “Trata-se de uma iniciativa brilhante que passa pela união da comunidade escolar, com escolas públicas e privadas colaborando para que Londrina seja reconhecida, cada vez mais, como uma cidade importante para a cultura de paz. As crianças e adolescentes são os escritores e desenhistas do livro, tendo a oportunidade de expressar o que vivem e sentem quando se fala de paz, que deve sempre ser incutida na cabeça e no coração de todos”, comentou.

Ações

Antes da abertura oficial da 19ª edição, a Semana teve início no sábado (21), durante o evento do Dia Mundial sem Carro, promovido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Houve entrega de panfletos às pessoas que circularam pela região central, onde ocorreram as atividades, sobre a realização do 11º Abraço no Lago, que ocorreu no domingo (22). No Lago Igapó, o evento contou com a divulgação do jogo Trilha da Paz e o Totem da Paz instalado na Academia ao Ar Livre do Lago.

Além das primeiras atividades já desenvolvidas, será realizado o Fórum de Educação para Mídia de Paz; palestra sobre Justiça Restaurativa; lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando 2019; Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência; acampamento pela paz e outras ações.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.