Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O 1º Seminário Interativo Paraná Consciente, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da qual o deputado Cobra Repórter é presidente, abordou a violência contra o idoso e a influência no meio digital em relação à violência contra a criança e o idoso e o programa Detox Digital Paraná.

A primeira palestra foi do professor da Universidade Estadual de Londrina, João Batista Martins, que falou sobre a violência contra a criança, o adolescente e o idoso e abordou soluções.

De acordo com o professor, dos do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública – Atlas da Violência 2019, dados coletados de 2017, ocorreram mais de 65 mil homicídios no Brasil, sendo que 59% foram de jovens de 15 a 19 anos. O aumento de homicídio ocorre intrafamiliar, ou seja, acontecem em casa, o que afeta significativamente as relações familiares. Também se constatou o aumento de feminicídio, sendo que no Brasil morrem quatro mulheres por dia vítimas deste tipo de crime.

O professor destacou a importância de elaboração de políticas públicas que garantam segurança para estes segmentos, pois os mais afetados são os que estão nos extremos, ou seja, os que nascem e os idosos. “Todos têm direito à vida”, afirmou.

A professora da UEL, Vera Lucia Suguihiro, discorreu sobre soluções para a problemática da violência contra criança. De acordo com ela, deve-se partir do pressuposto que a criança e o adolescente estão protegidos pelas leis e pelas políticas de garantias de direitos sob a responsabilidade e dever do Estado, da família e da sociedade. No entanto, há diferença entre o que a lei determina e o que demonstra a realidade.

“Apesar de todos os esforços jurídicos, políticos sociais para o enfrentamento da violência praticada contra crianças e adolescentes, são necessárias ações. É preciso o diálogo como instrumento de resolução de conflito, superar a responsabilização e culpabilização da família, qualificar a violência praticada pelo mercado e da mídia e a comercialização sexual de crianças e adolescentes”, afirmou.

Como proposta para solução do problema, a professora sugere promover ações conjuntas e articuladas de políticas, programas e serviços que formam uma rede de proteção integral,  garantir maior investimento de recursos financeiros públicos por parte do estado, garantir a formação continuada de profissionais de caráter interdisciplinar para aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidade e competência para resignificar a violência vivida pela criança, entre outras questões.

A representante do Conselho Estadual do Idoso, ligada à Secretaria de Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), Adriana Santos de Oliveira, destacou que hoje existem 32,8 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, ou seja, 15,7% da população, de acordo com PNAD de 2017. Além disso, nos últimos 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 48 anos para 75,8 anos. Outro dado interessante é 4,2 milhões de pessoas idosas vivem sozinhas. 

Ela apresentou alguns números do Dique 100, que recebe denúncias de violência contra os idosos no Paraná. De janeiro a outubro deste ano, a maioria das denúncias recebidas são referentes ao abandono (54%), depois vem a agressão psicológica e verbal (46%), maus tratos (45%), negligência 40%), Agressão física (28%) e abuso financeiro e patrimonial (34%) e o número que mais assusta, 64% das violências são cometidas por familiares.

“São muitas as perdas pelos quais nossos idosos passam entre elas, doenças, perdas familiares e de amigos, aposentadoria, além da perda de direitos como o direito à opinião, de decisão, no próprio nome, de ter o espaço próprio, seus pertences, à privacidade, à intimidade, à cidadania e à dignidade humana. Por isso é preciso promover o debate do tema junto aos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa, preparar para esta etapa da vida, elaborar políticas públicas efetivas e fortalecer os relacionamentos”, finalizou Adriana.

O representante da Secretaria da Justiça, Trabalho e Família, Fernando Fabiano Castellano Junior, apresentou as políticas desenvolvidas pelo Estado em relação à pessoa idosa. Entre estas ações estão a divulgação de Estatuto do Idoso, a padronização do disque denúncia, delegacias especializadas no atendimento ao idoso, o programa Família Acolhedora do Idoso, o estímulo à Universidade Aberta Terceira Idade e Tratativas com Educação para orientação nas escolas, implantação de mais centros convivência, o lançamento do condomínio horizontal para idosos e atividades integrativas, como a Olimpíada da Terceira Idade, feiras, palestras e outros.

O deputado Cobra Repórter avaliou positivamente o evento e as discussões travadas durante este primeiro seminário interativo. “Foram discussões importantes que abrem caminhos para propormos soluções para a problemática da violência contra o idoso, o adolescente, a pessoa idosa. Uma rica discussão com pessoas graduadas sobre o assunto. Vamos estudar formas de dar sequência nos debates e propor ações que foquem na prevenção e não somente no tratamento do problema quando ele já ocorreu”, afirmou o deputado.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Adriana Santos de Oliveira
Cineiva Campoli Tono
Fernando Castelano Junior
Joao Batista Martins
Vera Lucia Suguihiro

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.