Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 40 artesãs de Londrina estarão mostrando seus trabalhos neste sábado, 4, das 16 às 21h, na praça que fica em frente ao Mercado Guanabara. No local serão comercializados vários produtos, feitos a mão, por mulheres de várias regiões da cidade.

O projeto “ Arte na Praça” é realizado pelo  Movimento de Economia Criativa de Londrina. Segundo uma das coordenadoras, Rosa Maria Calvi, a feira tem o objetivo de valorizar o saber, fortalecer a autoestima das mulheres artesãs de Londrina,  buscando dar visibilidade ao trabalho feminino e fomentar a geração de renda. 

 “ Temos um cadastro com mais de 80 mulheres inscritas e muitas delas trabalham para o sustento da própria casa e a feira vai ao encontro dessa necessidade”, declarou Calvi.  Segundo ela, nesta edição terá muitos produtos natalinos que poderão ser adquiridos nas dezenas de barracas que estarão no local. “ Teremos bijuterias, arte em madeira e crochê, bonecas,  roupas, arranjos de plantas e outros”, destacou a coordenadora.

O projeto Arte na Praça conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Políticas para  Mulheres (SMPM)

Transformando lixo em arte

Transformar o que seria descartado, o que está sem vida em arte, é o que inspira a  jornalista e  artesã Elsa Caldeira a produzir arranjos exclusivos de plantas, principalmente com suculentas e cactos. Ela conta que tudo começou depois que se apaixonou pelas pequenas plantinhas. “ Há cinco anos comprei algumas numa feira que se multiplicaram rapidamente. Depois não parei mais, fico sempre procurando espécies novas e raras para adquirir, é uma loucura” , brinca.

Ao ver o quintal ficando cheio das plantinhas resolveu juntar o novo hobby à sua antiga paixão por madeira de demolição. “ Sou uma fanática por reciclagem. Acho muitas coisas boas nas ruas, móveis, quadros, molduras, madeiras, troncos e reaproveito tudo. Gosto de restaurar. Um dia achei um velho armário de madeira maciça na calçada, restaurei e transformei num lindo aparador que fica na minha sala. Todo mundo gosta”, contou.

Neste ano, a artesã resolveu sair do anonimato e está levando suas peças para a rua por meio do projeto  “Arte na Praça” que  terá sua 6ª edição,  neste sábado, 4, das 16 as 21h, na praça em frente ao Mercado Guanabara.

“Desta vez vou levar uma série de peças que fiz com troncos e galhos de árvores que encontro cortadas nas praças da cidade e madeiras de demolição que depois de uma lixadas e pintadas dão um efeito bem bacana. Eu coloco muito amor e energia boa em cada peça, acho que é por isso que ficam tão lindas”,  finalizou.

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.