Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto Conhecer 2017, que está em sua sétima edição, foi lançado na manhã desta segunda-feira (24), na Prefeitura de Londrina, com a presença do prefeito Marcelo Belinati. A iniciativa do projeto é do deputado federal Alex Canziani, em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.  O objetivo é valorizar os bons hábitos de estudo e melhorar o desempenho escolar.

O projeto é realizado a cada dois anos, com os estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina, incluindo os distritos. Por meio da iniciativa serão premiados dez alunos e dez professores do 5º ano do ensino fundamental, além de cinco diretores de escolas municipais, com uma viagem de avião, com tudo pago, no final de 2017, ao parque aquático Wet’n Wild, na região de Campinas (SP).

Durante a solenidade de lançamento, o prefeito Marcelo Belinati ressaltou que projetos como esse estimulam e valorizam as crianças a estudar e a lutar por seus objetivos. “Ajuda a entender que, por meio da educação e de seu esforço pessoal, é possível progredir na vida”, reforçou.

Marcelo ressaltou ainda que a educação é prioridade desta administração e lembrou da implantação da Central Única de Vagas, em fevereiro deste ano. “Por meio desta iniciativa, conseguimos diminuir a fila de espera de inúmeras crianças que aguardavam por uma vaga na rede municipal de ensino”, ressaltou. Através da Central, que faz gerenciamento de todas as vagas existentes na cidade, a fila de espera na educação infantil, que era de aproximadamente 4 mil crianças no início do ano, passou para 708 atualmente.

A secretária municipal de Educação, Maria Teresa de Moraes, ressaltou que, por meio do Projeto Conhecer, as crianças têm mais um incentivo para estudar. Ela parabenizou o deputado Alex Canziani pela iniciativa e pediu a colaboração dos professores e diretores para incentivar os alunos a participar da ação. “É um projeto que valoriza os bons alunos, que se dedicam, e oportuniza que as crianças participem de uma viagem maravilhosa”, destacou.

Segundo o deputado federal Alex Canziani, o projeto valoriza a meritocracia. “Não é para premiar o melhor aluno, mas sim dar oportunidade àquele que se dedica, que se esforça. Queremos mostrar para os alunos que é possível participar se ele se dedicar, se tiver garra”, disse. Ele ressaltou ainda que o projeto mostra, para a criança, que é possível sonhar e que com dedicação e esforço, os sonhos serão realizados.

A diretora da Escola Municipal América Sabino Coimbra, Marli Aparecida Guagnini, uma das participantes do projeto em 2015, disse que foi uma satisfação muito grande participar da iniciativa. “Parabenizo a todos pelo projeto, pois presenciamos a superação das crianças que têm dificuldade e conseguem atingir a média necessária, podendo participar do sorteio. O projeto valoriza a superação e isso é maravilhoso”, ressaltou.

Outra participante, a estudante Maria Fernanda Garpar da Silva, da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, disse que ficou muito feliz em participar do projeto. “Eu incentivo as crianças, inclusive a minha irmã, a serem boas alunas, para participarem do sorteio e viajar pelo projeto”, destacou.

Como participar – Para participar, cada escola deverá se inscrever, até o dia 31 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, com a coordenadora de projetos Carla Cordeiro. De 23 a 27 de outubro as escolas deverão encaminhar, à Secretaria, a relação de alunos aptos a participar do sorteio.

Podem participar alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais que obtiverem média mínima de 7,5 em matemática e 7,0 em todas as outras disciplinas, durante o segundo e o terceiro bimestre do ano letivo de 2017. O outro requisito é ter 85% de frequência presencial nas aulas.

Os sorteios serão realizados em novembro deste ano e irão abranger todas as regiões da cidade, incluindo os distritos, de acordo com a divisão geográfica estabelecida pela Secretaria de Educação. A relação dos sorteados será publicada no portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br) e no site do deputado Alex Canziani (www.alexcanziani.com.br).

Números - Na última edição do projeto, realizada em 2015, participaram 66 escolas municipais de Londrina, totalizando 5.095 alunos do 5º ano. Destes, 1.274 atingiram os resultados, se enquadrando nos requisitos necessários, e participaram do sorteio final. Dez alunos, sendo dois de cada região da cidade, incluindo a zona rural, foram premiados e contemplados com a viagem ao parque aquático.

Além das parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação e o deputado Alex Canziani, o Projeto Conhecer 2017 conta com o apoio da UniFil, Azul Linhas Aéreas, Quality Resort & Convention Center e Wet’n Wild. Mais informações podem ser obtidas na secretaria das escolas.

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do projeto, o vice-prefeito João Mendonça; o pesquisador das obras de Monteiro Lobato, Léo Pires; os vereadores Daniele Ziober e Felipe Barros, além de diretores e professores de escolas municipais de Londrina.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.