Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde a primeira semana de janeiro até o momento, Londrina já registrou 756 casos confirmados de dengue; Prefeitura pede a colaboração da população no combate aos focos do mosquito

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua intensificando os trabalhos de combate e prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para controlar a proliferação do causador da Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela, a Prefeitura têm aplicado desde terça-feira (23) o inseticida com os equipamentos de ultrabaixo volume (UBV), conhecidos como fumacê.

Além disso, os agentes municipais de endemias têm reforçado os trabalhos educativos e de conscientização da população sobre a importância de se inspecionar os quintais e os domicílios para eliminar os possíveis criadouros no mosquito. Isso é importante, pois de acordo com os dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, 99% dos criadouros de dengue estão dentro das residências dos moradores de Londrina, ou seja, em pratos de plantas, em calhas d’água entupidas, bebedouros dos animais, pneus, garrafas, latas e objetos deixados no tempo.

Outra medida que vem sendo tomada é o envio imediato de uma equipe de endemias à localidade de pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. Assim que estes chegam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o médico identifica o quadro semelhante e possivelmente da doença, a unidade de saúde notifica o setor de endemias. Este faz o bloqueio do mosquito no entorno da residência do paciente, evitado que o mosquito espalhe a doença para os vizinhos e pelo bairro.

Para o coordenador de endemias em Londrina, Nino Medeiros, todas essas ações são importantes e se complementam. “Do fumacê até as atividades educativas há um complemento, pois para chegarmos ao objetivo principal, que é diminuir a incidência vetorial e o número de casos notificados e positivos, a população tem que nos ajudar e entender que 99% dos focos estão nos seus quintais. Então, eles precisam tirar um ou dois dias da semana para olharem o quintal e ver o que pode acumular água. A participação da população tem influência direta nos nossos resultados”, explicou o coordenador de endemias.

Para não deixar passar nada, os agentes municipais de endemias também contam com a ajuda das imobiliárias quando há imóveis fechados, por estarem para venda ou aluguel. Nesses casos, quando os agentes passam vistoriando e identificam o fechamento, eles pedem a colaboração das imobiliárias para abrirem o local para a inspeção contra a dengue. Dessa maneira, eles eliminam os objetos que poderiam servir de depósito e criação de larvas do mosquito e protegem os moradores vizinhos. Também continuam sendo vistoriados os pontos críticos, como fundos de vale, e os depósitos fixos e dispersado o inseticida com bombas costais. Todas as medidas estão sendo intensificadas pela SMS para se evitar uma possível epidemia de dengue no município.

Dengue em números

Isso porque, de acordo com o Boletim da Dengue atualizado e divulgado nesta sexta-feira (26), foram registrados, em Londrina, desde a primeira semana de janeiro de 2021 até o momento, 756 casos confirmados de dengue, sendo que três óbitos foram de dengue, dois casos graves foram registrados e 29 com sinais de alarme. Ao todo, 4.536 notificações da doença foram feitas, sendo que 1.698 foram descartadas e outras 2.037 estão aguardando os resultados dos exames laboratoriais.

NCPML.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.