Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados em firmar parceria com o Município devem se atentar ao edital, que está publicado no Jornal Oficial nº 3.560

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, publicou no Jornal Oficial nº 3.560, de sexta-feira (6), o edital de chamamento para a seleção de organizações da sociedade civil interessadas em firmar um Termo de Colaboração com o Município para a execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

A contar da publicação do edital, as interessadas têm 30 dias para se inscreverem, ou seja, até o dia 6 de agosto. O edital completo pode ser acessado pelo www.londrina.pr.gov.br. O programa Acessuas Trabalho tem como objetivo a garantia da proteção social aos cidadãos no enfrentamento das dificuldades em relação à inclusão produtiva, no mundo do trabalho, por meio do apoio aos indivíduos, às famílias e à comunidade. As organizações aprovadas devem ofertar ações que estimulem os cidadãos a superar a situação de vulnerabilidade, despertando habilidades pessoais como proatividade, liderança, capacidade de adaptação, resiliência e boa convivência, por exemplo.

Podem ser firmadas parcerias com outras instituições como o SENAI e o SENAC para o encaminhamento a cursos focados no mundo do trabalho. O diretor de Proteção Social Básica da SMAS, Paulo Sérgio Aragão, explicou que a intenção não é chamar instituições que dêem capacitações profissionais e cursos técnicos, mas aquelas que tenham expertise em atividades de estímulo aos atributos profissionais e às qualidades pessoais que cada pessoa possa ter.

“À Secretaria de Assistência Social cabe fazer a mobilização do público para o despertar de atributos pessoais, de forma que o ajude a superar a situação vulnerável e a superar essa fase. Isso é importante, porque o mundo do trabalho está cada vez mais complexo e exigente”, disse Aragão.

As organizações interessadas em firma o Termo de Colaboração deverão atender diretamente à população que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social, e que tenham entre 14 e 59 anos de idade. A prioridade será os usuários dos serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais do Município, inclusive da zona rural.

Em Londrina, atualmente há 7.200 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que prioritariamente devem ser atendidas até 2021.  A Comissão de Seleção das instituições escolherá dentre as inscritas, duas organizações que prestarão os serviços. Ao todo, de acordo com o diretor de Proteção Social Básica da SMAS, a pasta prevê o repasse de cerca de R$ 1,2 milhão para este serviço, advindas do Fundo Municipal de Assistência Social. Os interessados em participar devem se atentar para a entrega de todos os documentos requeridos no edital de chamamento nº 002/2018.

O Acessuas Trabalho faz parte da Diretoria de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do governo federal. Toda a seleção municipal das instituições segue o preconizado pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.