Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação, que promove a cultura de paz e não-violência, será neste domingo (23),  às 9h30

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ) e a Organização não governamental (ONG) Londrina Pazeando realizam, no domingo (23), a 10ª edição do Abraço no Lago. A iniciativa busca promover uma cultura de paz e não-violência em toda a sociedade. O Abraço no Lago irá ocorrer a partir das 9h30, no Lago Igapó II. Além do abraço, a ação conta com outras atividades, como apresentações musicais e plantio de mudas, e toda a comunidade é convidada a participar.

O Abraço no Lago começa às 9h30, com performance de taikô, com o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, e de capoeira, pelos grupos Estrela do Mar, Nagô e Maculelê. Também está confirmada a participação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio.

Integrantes do Grupo de Diálogo Inter Religioso de Londrina (GDIL) Religiões Unidas pela Paz farão a 4ª Caminhada pela Paz, que começa às 8h15 e percorre todo o lago. Ao final, os participantes irão ao Lago II, para o Abraço pela Paz.

O secretário do Compaz e integrante do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, citou que uma das novidade nesta edição do abraço é o início do Projeto Pró Igapó. Cerca de dez mil mudballs, que são pequenas bolas compostas por lactobacilos, leveduras e bactérias fotossintéticas, serão inseridas no lago. Ali, farão o tratamento da água, com recuperação do lodo, remoção do mau cheiro, entre outros. “Todas as pessoas presentes para o Abraço no Lago vão receber uma mudball para lançá-las, de forma sincronizada, no lago II. Os voluntários da Faculdade Positivo e UTFPR já foram treinados e farão a distribuição”, contou.

Mais de 70 grupos, entre escolas, empresas, associações e entidades, confirmaram a participação nesta edição do evento. “A média de público, em cada ano, é de cerca de três mil pessoas. Mas, para este ano, a nossa expectativa é que o dobro de pessoas compareça e participe”, adiantou Galhardi.

O Abraço no Lago terá um breve cerimonial, com execução do Hino Nacional. “Faremos ainda o grito de paz, que é o oposto do grito de guerra, e durante a execução da música, terá uma dinâmica onde os participantes irão abraçar uns aos outros”, explicou o secretário do Compaz.

Após o Abraço pela Paz, integrantes do Rotary Clube de Londrina, em parceria com o Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), farão o plantio de aproximadamente 250 mudas de orquídeas nativas do Paraná. As flores serão cuidadas por alunos do Colégio Educar.

Marca histórica

Neste ano, o Abraço pela Paz no Lago Igapó completa uma década. “Isso é um marco, porque temos 5.570 municípios no Brasil, e em quantos deles, todos os anos, há uma data determinada com um abraço pela paz? Por isso podemos dizer que esse é um evento único e exclusivo de Londrina”, afirmou Galhardi.

Para o secretário do Compaz, o evento no Lago Igapó já faz parte da cultura da cidade, e no decorrer dos anos foi multiplicado em vários locais. “No ano passado foram 15 abraços pela paz, em várias regiões. E neste ano já foram 10. Na maioria dos casos, o abraço está sempre inserido em um evento que reúne escolas, serviços municipais e públicos, ou seja, vem de uma organização e mobilização da sociedade”, frisou.

O 10º Abraço no Lago integra a programação da 18ª Semana Municipal da Paz, que começa hoje (22). “Estamos fazendo a décima edição do evento num momento em que o país convive de perto com a intolerância, discussões, e atritos. O Abraço pela Paz coincide com esse momento, e mesmo em meio a toda essa confusão que a sociedade vive, existe uma aceitação e um entendimento geral de que é um evento importante, aberto a todos. E por isso a participação da comunidade tem crescido, cada vez mais”, ressaltou Garlhardi.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.