Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Servidores da Sema vão conversar com as pessoas atendidas pelo Centro Pop, na próxima segunda (4); no dia 11 de abril, servidores estarão na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Londrina

Durante o mês de abril, os servidores da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vão realizar diversas ações em prol da conscientização contra os maus-tratos em animais. A primeira delas será na segunda-feira (4), das 9h às 12h, no Centro POP, que é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. O endereço é Rua Dib Libos, 25, Centro.

O objetivo é conversar com as pessoas atendidas pelo serviço e repassar orientações sobre a posse responsável. De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Santana Damante, muitos usuários atendidos pelo Centro Pop têm nos animais seus melhores amigos e podem ter dúvidas a respeito dos cuidados que cães e gatos precisam. “Vamos repassar algumas orientações, explicar o que é a posse responsável e entregar um kit com ração para o animal. Embora essas pessoas estejam em situação de rua, eles cuidam muito bem dos animais, porque muitos só têm eles como amigo, e podem ter dúvidas, que pretendemos esclarecer”, contou a diretora.

Além dessa ação, na segunda-feira seguinte, 11 de abril, a partir das 13h, os servidores vão até a Câmara Municipal de Londrina (Rua Governador Parigot de Souza, 145, Centro Cívico) conversar com os funcionários, cidadãos comuns e com os vereadores sobre o assunto. Além das orientações, eles entregarão o laço cor laranja, que simboliza a campanha. Na sequência, os profissionais vão se deslocar até a entrada da Prefeitura Municipal de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635), para fazer o mesmo.

A intenção das ações é chamar a atenção da população para a importância dos cuidados que os animais requerem, além de divulgar o meio de denúncias em casos de maus-tratos. As ações de conscientização são realizações da Secretaria Municipal do Ambiente, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal.

Denúncias

Atualmente, quem verificar alguma situação de maus-tratos deve denunciar no site da Prefeitura de Londrina, pelo link: www.londrina.pr.gov.br/ e preencher o formulário que vai direto para a Sema (clique aqui para denunciar). 

Entre as situações consideradas como crueldade e maus-tratos estão: manter o animal sem alimento ou água; sem abrigo adequado (tomando sol e chuva); em um local sujo com fezes, lixo e outros; com magreza excessiva; doente e sem cuidados; abandonado em imóvel fechado; fazer mutilações no animal; agredi-lo ou feri-lo, entre outras.

Tipificação criminal

Quem comete maus-tratos ou crueldade contra os animais está praticando um crime federal, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605, de 12.02.1998). De acordo com o artigo 32 desta lei, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode pegar de três meses a um ano de prisão e multa. Além disso, quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas acima será de reclusão, de dois a cinco anos, mais multa e proibição da guarda. Caso o animal venha a falecer, a pena também será aumentada.

Abril Laranja

A campanha Abril Laranja foi instituída pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) em 2006, organização de bem-estar animal mais antiga dos Estados Unidos. O laço laranja foi escolhido por ser representar a cor da ASPCA, que existe desde 10 de abril de 1.866, em Nova Iorque, combatendo os crimes contra animais e fornecendo meios eficazes para a prevenção da crueldade.

O objetivo é prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel no combate da crueldade contra todos os animais, sejam eles domésticos ou de produção, silvestres e exóticos. Para tanto, diversas iniciativas privadas e órgãos públicos realizam campanhas educativas para conversar com a população.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.