Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa criou uma cortina suspensa no Boulevard Shopping com 32 mil tsurus japoneses, e ação reverterá doações para a ONG Viver; inauguração será hoje (1º), 19h, com apresentação de taiko

Para manter aceso o espírito da cultura japonesa durante setembro, mês da chegada da primavera, e estação tradicionalmente celebrada nos costumes nipônicos, uma ação social marcará a união entre entidades e voluntários de Londrina. A primavera japonesa é motivo da realização da tradicional festa Londrina Matsuri, que não ocorreu em 2020, devido à pandemia, mas em 2021 será lembrada de forma inovadora, reforçando as atividades do Setembro Dourado, que no Brasil faz alusão à conscientização referente ao câncer infantojuvenil.

Com a proposta de interligar essas duas inspirações, o Boulevard Shopping, que sempre foi palco das apresentações do Londrina Matsuri, inicia a ação Primavera Dourada, com a criação de uma cortina suspensa composta por 32 mil tsurus dourados, ave sagrada do Japão e símbolo da boa saúde, felicidade, longevidade e fortuna, que resultou em uma grande intervenção decorativa no átrio do empreendimento. Cerca de 1,3 mil voluntários, motivados por 19 entidades da cidade, usaram a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel – para criar os tusrus dourados. Diz a lenda japonesa que se uma pessoa fizer 1.000 tsurus com o pensamento voltado a um desejo, ele poderá se realizar.

A iniciativa conta com o apoio institucional, e em divulgação, da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O resultado de todo o trabalho poderá ser conferido de 1º a 30 de setembro, no átrio do piso superior do Boulevard Shopping durante o horário de funcionamento. A inauguração oficial será nesta quarta-feira (1º), às 19 horas, com a apresentação de coreografias de taiko, característica da cultura japonesa.

De acordo com a superintendente do Boulevard Shopping, Tania Hara, a ideia inicial era motivar a dobra de 20 mil tsurus dourados, sendo que, para cada um deles, o shopping aportará R$ 1, totalizando montante de R$ 20 mil a serem doados à ONG Viver, instituição diretamente ligada ao tratamento do câncer infanto-juvenil na cidade. “Com a empolgação gerada entre todos os voluntários, foram dobrados 32 mil tsurus que deixaram o cenário ainda mais convidativo para contribuir com a visibilidade da causa do Setembro Dourado”, destacou.

A assessora executiva da Diretoria de Turismo da Codel, Roberta Zulin, reforçou a importância da mobilização criada em torno da ação, que fortalece o engajamento entre instituições e a população local. “A ideia é estimular e valorizar as celebrações da cultura japonesa, que sempre foi a missão do Londrina Matsuri, evento tradicional que traz pessoas de outras cidades e milhares de participantes a cada ano de festa. Aproveitando esse período do ano, a proposta também foi ajudar a causa da ONG Viver no mês do Setembro Dourado, aproximando os voluntários e gerando este importante retorno ao projeto da ONG por meio do Boulevard Shopping. O resultado da decoração ficou muito bonito e os londrinenses estão convidados a conferir a cortina de tsurus e prestigiar a ação. A Codel, enquanto representante do poder público, está sempre buscando participar das articulações para fortalecer as boas iniciativas desenvolvidas na cidade”, disse.

O valor doado pela ação será aplicado no projeto “Viver Solar” da ONG Viver, que busca recursos financeiros para a instalação de um gerador de energia solar fotovoltaico na entidade. A economia com o uso de energia elétrica, proporcionada pela geração de energia solar, será revertida na implantação do projeto “Geração de Renda”, que visa capacitar os adolescentes e as mães dos assistidos para inserção no mercado de trabalho e na captação de novas fontes de renda. Atualmente, a ONG Viver atende 220 crianças e adolescentes com serviços de alimentação, hospedagem, atendimento nutricional, psicológico e odontológico, atividades de recreação, entre outros.

A coordenação de toda a produção dos tsurus foi do Grupo Sansey, criado em 1988 para preservar, valorizar e divulgar a cultura japonesa. “Fizemos o convite às entidades e a alegria em apoiar a causa foi contagiante. A organização foi muito rápida e envolveu membros, famílias, alunos, professores e amigos. Algumas instituições e entidades estão com atividades reduzidas e tivemos vários cancelamentos de eventos e encontros presenciais que são tradicionais da comunidade japonesa. Por isso, participar de um projeto que visa a união em torno de uma grande ação social impulsionou o senso de coletividade, apoio e iniciativa da comunidade, aliado ao fato de que realmente poderíamos contribuir, nos unir e fazer a diferença para essas crianças e adolescentes que precisam da nossa ajuda”, afirmou Juliana Nakahara, coordenadora do Grupo Sansey.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.