Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma ação de alunos de Direito e Psicologia da UniFil quer alertar a comunidade sobre o crescimento da violência contra a mulher e a necessidade de se enfrentar o problema. No domingo (dia 19), às 9 horas, no aterro do Lago Igapó, um grupo de estudantes vai distribuir material informativo e conversar com as pessoas sobre formas de prevenção e denúncia de crimes, bem como proteção às vítimas.

Dados da 6ª Vara de Londrina, especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher e de crimes contra a criança e adolescente, mostram que de 2015 para 2016 houve aumento de mais de dois mil processos em andamento envolvendo violência contra mulher. Nos inquéritos policiais, foram registrados 470 casos a mais no período de 2015 a 2017.

 “Diante de números alarmantes, os alunos decidiram fazer essa mobilização pública para conscientizar as pessoas, encorajando as mulheres a denunciar situações de violência e chamando a atenção dos homens sobre a barbaridade dos crimes de feminicídio”, diz o professor de Direito da UniFil, João Ricardo Anastácio, coordenador do projeto de extensão Restaurando Londrina, que trabalha com a implantação de práticas restaurativas na busca da prevenção de conflitos.

A advogada Rosielma Lopes, coordenadora do grupo “Prevenção a Violência contra a Mulher” da OAB, afirma que é preciso refletir sobre o respeito mútuo entre homens e mulheres. “Independente de sexo, o ser humano deve ter condições de gozar de liberdade e igualdade na plenitude de direitos e deveres, principalmente em relação à dignidade das pessoas.” E acrescenta: “A prática restaurativa não defende feminismo e muito menos machismo.”

A atividade dos alunos da UniFil também marca os três anos do projeto Restaurando Londrina, que objetiva a busca de alternativas para diminuir os índices de criminalidade e reincidência entre condenados.

Asimp/Unifil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.