Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reparos e pinturas devem ser finalizados até este fim de semana; limpeza com baldes e acessórios poderá ser feita até dia 30 de outubro

Termina neste sábado (27), o  prazo para a finalização das obras de construção ou reformas nos túmulos dos cemitérios municipais de Londrina. Os concessionários também devem se atentar para o encerramento do prazo para pintura dos jazigos, que será neste domingo (28). Sendo assim, de 29 de outubro a 4 de novembro as obras nos cemitérios públicos estarão suspensas.

Os prazos estipulados seguem o disposto no artigo 338 do Código de Posturas do Município de Londrina e, por isso, devem ser seguidos rigorosamente. Os concessionários que não conseguirem terminar as obras a tempo do feriado, poderão retomá-las a partir do dia 5 de novembro. Aqueles que querem realizar as benfeitorias como reforma, pintura ou construção precisam ter a liberação da Acesf. Para isso, é necessário apresentar o nome completo do pedreiro que executará o serviço ou responsável pelas obras, os números do RG e CPF dos mesmos, e a especificação do que será feito, além da documentação dos concessionários.

De acordo com a diretora técnica da Acesf, Lara Cristina Rampazo, essas liberações são de extrema importância tanto para a Acesf quanto para o concessionário, visto que elas ajudam a comprovar os cuidados frequentes que o cidadão tem com o lugar onde se encontram seus entes queridos, o que evita o abandono do espaço e a possível perda da concessão. Aqueles que tiverem dúvidas podem saná-las pelo (43) 3372-7850 ou (43) 3372-7855.

Para este ano, a Acesf espera a visita de mais de 120 mil pessoas, esparsas entre às 8h até às 18h de sexta-feira (2), que marca o Feriado de Finados, o sábado (3) e domingo (4). Para ajudar os visitantes que precisarem, os funcionários da autarquia trabalharão das 8h às 18h, em todos os 13 cemitérios municipais.

Segundo o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, a expectativa é que tudo transcorra bem. “Nós esperamos que tudo transcorra com tranquilidade e calma, porque serão cerca de 120 mil pessoas frequentando os cemitérios para homenagear os entes queridos, o que é uma quantidade muito grande de público presente. Para isso, a partir do dia 30, nós vamos lavar todos os espaços, para deixá-los mais bonitos e agradáveis aos visitantes e, no dia do feriado, todos os servidores da Acesf estarão à disposição, vão tirar dúvidas e, quando for necesário, vão encaminhar os municípes até o jazigo correto”, explicou Jaqueta.

Horários de missa

Para celebrar uma homenagem aos entes falecidos, os cidadãos interessados poderão assistir as missas que serão realizadas nos cemitérios municipais de Londrina. Elas acontecerão no feriado, no sábado e no domingo. Em cinco deles, a solenidade religiosa está prevista para as 9 horas. São eles: Cemitério São Pedro (com a presença do Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e Padre Evandro Delfino), Cemitério João XXIII (Padre Gedeão Maia), Cemitério Padre Anchieta (Padre Claudio Marinoni), Cemitério São Paulo (Padre Carlos Shimura), Cemitério Jardim da Saudade (Padre Emerson José da Silva). Às 11 horas também acontecerá um culto religioso da Igreja Missionária Shalom, com o Pastor Carlos Alexandre de Oliveira no Cemitério São Pedro.

Em dois cemitérios particulares de Londrina também haverá celebração religiosa, sendo que no Cemitério Parque das Oliveiras, ela está prevista para as 9 horas, com o Monsenhor Bernardo Carmel Gafá e no Cemitério Parque das Allamandas será às 10 horas, com o Padre Josenildo Dias Pires.

Credenciamento de ambulantes

O credenciamento dos interessados em comercializar produtos no entorno dos cemitérios públicos no Feriado de Finados foi aberto nesta quarta-feira (24), às 8h e prosseguirá até às 17h desta sexta-feira (26). A liberação dos alvarás é feita por ordem de chegada. Podem pleitear a licença os vendedores que protocolarem toda a documentação corretamente e que preencherem os requisitos do edital de chamamento, disponível no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

A diretoria técnica da Acesf lembra que a entrada de flores artificiais, embalagens plásticas de vasos e de velas, e outros objetos que podem acumular água parada estão proibidos de acordo com a Resolução nº 1/2011. O objetivo é prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, da Zika, Chikungunya e da febre amarela, o Aedes aegypti. As flores naturais estão permitidas, desde que sem a embalagem plástica.

Lara destacou que devido à época de muita chuva e a previsão para esta semana e a próxima, a Acesf pede que a população entenda e colabore não levando embalagens plásticas, flores artificiais, e também não jogando lixo nos corredores dos cemitérios. “Para o descarte correto desses materiais, haverá várias lixeiras espalhadas nos cemitérios e os funcionários da Acesf orientando todos”, ressaltou.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.