Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todos os 13 cemitérios receberão serviços de limpeza, varrição e recolhimento de restos de materiais de construção

Pensando em deixar os cemitérios municipais de Londrina mais agradáveis para os visitantes, a partir desta quarta-feira (30), os servidores da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) darão início aos trabalhos de limpeza desses espaços. Até sexta-feira (1º), os funcionários da autarquia esperam finalizar a limpeza de todos os 13 cemitérios.

Veja também:

Educação chama pais para confirmação da matrícula escolar

Mês da Pessoa Idosa encerra nesta semana

Londrina: Endemias faz exposição sobre dengue e escorpião para idosos

Projeto que prevê multa a usuários de drogas receberá substitutivo

Londrina institui Semana e Dia de Conscientização e Combate ao Feminicídio

Para isso, de quarta a sexta-feira, eles farão a varrição dos corredores de todas as quadras dos cemitérios, assim como recolherão o lixo descartado de forma irregular e os restos de materiais utilizados para as obras de reparos ou construção nos túmulos. A intenção é que a população encontre esses espaços limpos durante o Feriado de Finados, celebrado anualmente no dia 2 de novembro.

De acordo com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, o serviço realizado pelos profissionais inicia  sempre após findar o prazo que a população tinha para fazer a higienização dos jazigos ou construções e reparos estruturais. “Os familiares e amigos tinham até terça-feira para realizarem a limpeza simples dos túmulos de seus entes queridos. E, antes disso, eles também podiam ter feito os reparos necessários para deixar os jazigos mais bonitos. Agora, sem a circulação de pedestres e de obras sendo executadas, podemos deixar tudo organizado para o Dia de Finados”, explicou.

Dengue

Além de deixar o cemitério mais agradável, o recolhimento dos materiais descartados irregularmente, do lixo e do resto de folhas, galhos e entulhos, ajuda a prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Na semana passada, os agentes municipais de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já vistoriaram os cemitérios municipais e devem voltar a inspecioná-los na semana seguinte ao Dia de Finados.

No feriado, em cada cemitério municipal, estarão presentes dois agentes municipais de endemias. Eles vão levar materiais informativos e faixas, assim como ajudarão na orientação aos visitantes a respeito da dengue. Isso porque, estes espaços públicos são considerados pontos estratégicos para o combate à doença endêmica e, por isso, recebem vistorias a cada 15 dias.

Em Londrina, o município conta com a Resolução nº 01, de 9 de fevereiro de 2011, do Conselho Deliberativo e Fiscal da ACESF, que objetiva evitar pontos que podem acumular água parada, por isso, os visitantes serão proibidos de adentrarem aos cemitérios portando flores artificiais ou embrulho de plástico em velas e em volta de vasos de plantas naturais.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios