Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entrada para visitação dos jazigos será permitida apenas para adultos que estiverem usando máscara de proteção

Para organizar as visitas aos jazigos, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está orientando a população. A intenção é que o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (10) não tenha aglomeração.

A visitação aos cemitérios estará aberta das 8h às 18h somente pelos portões principais daqueles que são municipais, pois os acessos secundários estarão fechados. Essa atitude é necessária para colocar em prática as medidas de prevenção à Covid-19 e evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A entrada dos visitantes será controlada e apenas adentrarão aqueles que estiverem utilizando máscaras de proteção, conforme as recomendações do Ministério da Saúde e a obrigatoriedade prevista no Decreto Municipal de Londrina. Além disso, a diretora técnica da ACESF, Elen Piccinin, explicou que para evitar aglomeração poderão prestar sua homenagem apenas dois visitantes por família simultaneamente, ou seja, se forem quatro pessoas visitar o mesmo jazigo, elas poderão entrar em duplas, mas não os quatro ao mesmo tempo.

Além disso, não será permitida a entrada de crianças, conforme prevê o decreto municipal e o distanciamento de dois metros entre um visitante e outro será acompanhado nos Cruzeiros dos cemitério públicos. Este é o local onde, geralmente, os visitantes acendem velas e orações para aqueles que partiram. “A visitação nos cemitérios no Dia das Mães é mais tranquilo do que em outras datas, como o Dia de Finados. Mesmo assim estamos orientando a população para se atentar às medidas de prevenção contra o coronavírus. Por isso, na entrada principal dos cemitérios haverá servidores fazendo a desinfecção das mãos dos visitantes com álcool 70% e orientando sobre os cuidados necessários”, disse a diretora.

Entre outras medidas, a ACESF recomenda que os visitantes consultem a localização das sepulturas pela internet. Para isso, basta acessar o site da autarquia, clicar na aba serviços, e na imagem onde está escrito: “Local da Sepultura” ou clicar direto aqui. Também recomenda-se que os visitantes não se cumprimentem com abraços, beijos ou apertos de mão; retirem as embalagens plásticas de vasos de plantas; levem apenas flores naturais (pois as artificiais não são permitidas); e façam a limpeza das sepulturas até sábado (9), cuidando para não deixar respingos ou sujeira no túmulo ao lado. No domingo está proibida a limpeza desses espaços.

Aqueles que tiverem dificuldades de locomoção precisam requerer oficialmente a entrada com veículo nos cemitérios. Para isso, o visitante precisa encaminhar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br com seus dados pessoais; nome do cemitério onde está enterrado o ente querido, com a localização exata da sepultura (quadra e número). Aqueles que tiverem dúvidas podem ligar para a ACESF pelo (43) 3372-7860.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.