Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entrada para visitação dos jazigos será permitida apenas para adultos que estiverem usando máscara de proteção

Para organizar as visitas aos jazigos, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está orientando a população. A intenção é que o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (10) não tenha aglomeração.

A visitação aos cemitérios estará aberta das 8h às 18h somente pelos portões principais daqueles que são municipais, pois os acessos secundários estarão fechados. Essa atitude é necessária para colocar em prática as medidas de prevenção à Covid-19 e evitar o contágio pelo novo coronavírus.

A entrada dos visitantes será controlada e apenas adentrarão aqueles que estiverem utilizando máscaras de proteção, conforme as recomendações do Ministério da Saúde e a obrigatoriedade prevista no Decreto Municipal de Londrina. Além disso, a diretora técnica da ACESF, Elen Piccinin, explicou que para evitar aglomeração poderão prestar sua homenagem apenas dois visitantes por família simultaneamente, ou seja, se forem quatro pessoas visitar o mesmo jazigo, elas poderão entrar em duplas, mas não os quatro ao mesmo tempo.

Além disso, não será permitida a entrada de crianças, conforme prevê o decreto municipal e o distanciamento de dois metros entre um visitante e outro será acompanhado nos Cruzeiros dos cemitério públicos. Este é o local onde, geralmente, os visitantes acendem velas e orações para aqueles que partiram. “A visitação nos cemitérios no Dia das Mães é mais tranquilo do que em outras datas, como o Dia de Finados. Mesmo assim estamos orientando a população para se atentar às medidas de prevenção contra o coronavírus. Por isso, na entrada principal dos cemitérios haverá servidores fazendo a desinfecção das mãos dos visitantes com álcool 70% e orientando sobre os cuidados necessários”, disse a diretora.

Entre outras medidas, a ACESF recomenda que os visitantes consultem a localização das sepulturas pela internet. Para isso, basta acessar o site da autarquia, clicar na aba serviços, e na imagem onde está escrito: “Local da Sepultura” ou clicar direto aqui. Também recomenda-se que os visitantes não se cumprimentem com abraços, beijos ou apertos de mão; retirem as embalagens plásticas de vasos de plantas; levem apenas flores naturais (pois as artificiais não são permitidas); e façam a limpeza das sepulturas até sábado (9), cuidando para não deixar respingos ou sujeira no túmulo ao lado. No domingo está proibida a limpeza desses espaços.

Aqueles que tiverem dificuldades de locomoção precisam requerer oficialmente a entrada com veículo nos cemitérios. Para isso, o visitante precisa encaminhar um e-mail para acesf@londrina.pr.gov.br com seus dados pessoais; nome do cemitério onde está enterrado o ente querido, com a localização exata da sepultura (quadra e número). Aqueles que tiverem dúvidas podem ligar para a ACESF pelo (43) 3372-7860.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios