Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmaram, na última sexta-feira (27), um acordo de cooperação técnica. O termo que formaliza o acordo foi assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, pelo diretor de desenvolvimento produtivo da ABDI, Miguel Nery, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete. Com a iniciativa, haverá a instalação de um núcleo da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi) na cidade.  

A Renapi é uma braço regional da ABDI voltado a apoiar estados, municípios e arranjos produtivos em ações voltadas ao desenvolvimento da indústria local. Recife, Cacoal, Sorriso e São Paulo já contam com núcleos instalados e trabalham nos planos de ação de setores específicos, apontados pelos parceiros locais como prioritários.

O acordo de cooperação técnica tem como objetivo promover o desenvolvimento produtivo e de inovação, com foco na agregação de valor e no aumento da competitividade das atividades industriais e agroindustriais.

Marcelo destacou que, assim como o escritório do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia, várias outras cidades do país também buscavam a instalação de um núcleo da ABDI. “A Agência faz essa interface entre o privado e o público, e ajuda a construir soluções para o setor industrial. E por isso ela é um grande diferencial na atração de indústrias para uma cidade. O Brasil inteiro estava disputando o CTI e a ABDI, e quem ganhou foi Londrina. Isso nos diferencia cada vez mais, e é exatamente isso que a gente quer. A gente não pode mudar o passado, mas com certeza nós vamos construir um novo futuro para a nossa cidade”, ressaltou.

Segundo o prefeito, a instalação do Renapi em Londrina se soma aos projetos de infraestrutura que o Município está planejando, juntamente com ações de desburocratização e cidade industrial. “E tudo isso vai sair do papel, vai se tornar realidade, para a gente efetivamente mudar para melhor a nossa cidade. A ABDI virá com tudo na área de saúde, mostrando que a tecnologia de informação pode contribuir na redução de custos e com a melhora no atendimento da nossa população, que é o grande objetivo da administração. Eles vão nos ajudar a construir as soluções tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade do atendimento”, informou.

O diretor da ABDI explicou que o trabalho da agência envolve apoiar o governo federal em ações de desenvolvimento industrial, produtivo e tecnológico. “Dentre as ações que a ABDI promove, nós definimos alguma ação que pudesse ter impacto regional em polos industriais ou microrregiões com grande potencial tecnológico. E agora passamos a fazer ações de intervenções nessas regiões selecionadas, com potencial de desenvolvimento tecnológico e industrial. Nesse contexto, temos a Renapi em cinco regiões, e Londrina foi selecionada como sendo uma delas”, contou.

Dentre os critérios que levaram a escolher Londrina para instalação do núcleo, Nery citou o forte arranjo produtivo na área de tecnologia da informação e comunicação existente na cidade. “Isso é um fator importante, além do conjunto de empresas que aqui operam na área do complexo de saúde. E temos um agronegócio extremamente forte, do ponto de vista de agregação de valor. Parabenizo a todos, pois estaremos abrindo um horizonte de franco desenvolvimento industrial e tecnológico no município de Londrina, e na própria região”, acrescentou.

O deputado federal Alex Canziani, que acompanhou o processo para escolha de Londrina como novo polo da Renapi, considera que a ABDI será mais um ativo importante para mostrar o quanto Londrina está focada na área de tecnologia, e que vai gerar muitas oportunidades para toda a região. “Hoje é um dia muito importante para o setor de Tecnologia da Informação, para Londrina e o norte do Paraná. Deixo registrado minha gratidão à ABDI por essa gentileza. Quantas outras regiões não gostariam de ter uma estrutura como essa? E isso é possível graças ao ecossistema que nós temos, e todo trabalho para mostrar o que nossa cidade tem e o que pode oferecer, em termos de desenvolvimento e tecnologia”, frisou.

O presidente da Codel aproveitou a ocasião para agradecer ao deputado Alex Canziani pelo apoio para que Londrina conquistasse a instalação do Renapi na cidade. “É um presente maravilhoso, para Londrina e região. Estamos buscando, incansavelmente, mudar o cenário econômico com essa alternativa que é o desenvolvimento tecnológico. Londrina já é referência nacional, mas agora busca isso com braços nos governos estadual e federal, além do Município”, apontou Ribeirete.  

Logo após a assinatura do termo de cooperação técnica, teve início a palestra do diretor executivo do parque tecnológico Porto Digital, Leonardo Guimarães, com o tema "Porto Digital: transformação do território pelo empreendedorismo e inovação - o caso de Recife - PE".

Dentre as autoridades presentes na solenidade, também estiveram os vereadores Péricles Deliberador e Amauri Cardoso; o presidente da Sercomtel Participações e do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI de Londrina e Região), Roberto Nishimura; presidente da Central de Negócios e Inovação da TI (Cintec), Ronaldo Couza; presidente do Grupo Sallus, João Santilli; o superintendente da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), Fahd Haddad; entre outros.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.