Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A primeira edição dos Jogos Indígenas tem apoio da Prefeitura de Londrina, e será realizada nos dias 30 e 31 e dezembro e 1º de janeiro

Hoje (30), às 17h, terá início a primeira edição dos Jogos Indígenas Aldeia Água Branca. A atividade será realizada ao longo de três dias, e sede do evento será a aldeia Água Branca, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, em Tamarana. O evento é uma realização do grupo Vãnh Ga – Donos do Mato, e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

A atividade que marcará a abertura do evento é um ritual de danças típicas do povo Kaingang. Durante os Jogos, serão disputadas modalidades como arremesso de lança, corrida de tora, cabo de guerra, tiro de zarabatana e tiro de arco e flecha, entre outras. Os organizadores dos Jogos Indígenas estimam receber, aproximadamente, 300 pessoas no local.

“É muito importante revitalizar essas práticas tradicionais, especialmente nesse período tão modernizado. Elas fazem parte da nossa história, e queremos passá-las também para as gerações futuras”, destacou o secretário da Associação de Moradores da Terra Indígena Apucaraninha, Ivan Kaingang.

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá almoço e jantar no local, sem custos, e os interessados devem levar os próprios pratos e talheres. Também serão arrecadados levem alimentos que serão doados à comunidade Kaingang, como arroz, óleo, feijão e leite.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, reforçou a importância do evento. “Os Jogos são um momento único de valorização e preservação da cultura indígena. Eles servem para unir a comunidade e fortalecer os laços de amizade e alegria em uma disputa criativa, justa e igualitária. É uma atividade mais que bem-vinda para este fim de ano”, afirmou.

Filipe Roque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.