Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Londrina, o empresário foi responsável pela construção do Catuaí e do Londrina Norte Shopping, que juntos geram 8 mil empregos diretos e indiretos

Um dos idealizadores e responsáveis pela construção do shopping Catuaí, empreendimento lançado em 1990 e que alterou a dinâmica urbana da cidade, o engenheiro civil e empresário Alfredo Khouri será homenageado nesta sexta-feira (10) à noite pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa com os títulos de Cidadão Honorário de Londrina e de Cidadão Honorário do Paraná. A solenidade de outorga das honrarias será realizada a partir das 19h30, no espaço Villa Planalto, em Londrina. A homenagem municipal é concedida pela lei 12.751/2018, de autoria do vereador Vilson Bittencourt (PSB). Em âmbito estadual, o título é concedido por proposição dos deputados Alexandre Curi (PSB) e Tiago Amaral (PSB), por meio da lei 19.806/2018. 

O shopping Catuaí foi concebido pela construtora Khouri Ltda, por meio de seus sócios Alfredo Khouri e Jorge Khouri, nas margens da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), zona sul da cidade, uma região pouco ocupada do município até a década de 90. Com a força polarizadora do empreendimento, Londrina ganhou uma nova centralidade urbana. “O principal motivo da entrega desta honraria municipal é o perfil empreendedor do empresário Alfredo Khouri, que trouxe muitos benefícios para Londrina. O Catuaí provocou a valorização da região sul da cidade. Trinta anos atrás aquela era uma área considerada distante, desligada da cidade e sem perspectivas de avanços. A partir da construção do shopping, houve a expansão da Gleba Palhano e dos condomínios fechados da região”, afirma o vereador Vilson Bittencourt.

Alfredo Khouri conta que a ideia inicial era erguer o shopping na Avenida Higienópolis, entre as ruas Goiás e Espírito Santo, na região central da cidade. Uma consultoria estrangeira, porém, recomendou um projeto mais ousado, com uma construção maior, caso a finalidade fosse transformar o centro de compras em um empreendimento regional, que atraísse moradores também dos municípios vizinhos. “Sabíamos que Londrina tinha um grande potencial. Na época a cidade contava com quase 400 mil habitantes, mas o shopping poderia atingir um público de cerca de 1 milhão de pessoas, porque no entorno, no Norte do Paraná, existem cidades a cada dez quilômetros”, afirma Khouri. Ele avalia que o empreendimento colaborou não apenas com o desenvolvimento econômico da região, mas movimentou culturalmente a cidade e trouxe novas opções de serviços e lazer.

O Catuaí não foi o único grande empreendimento do homenageado na cidade. Em 2008, Khouri, por meio do Grupo Catuaí, iniciou investimentos na região norte com a construção do Londrina Norte Shopping, voltado principalmente para as classes B e C. Três anos depois, a BRMalls Participações S.A. adquiriu 93% do Catuaí Shopping Londrina e 100% do Londrina Norte Shopping. “No ano passado complementamos a venda do Catuaí Londrina”, conta Khouri.

Segundo Vilson Bittencourt, os dois empreendimentos atualmente geram juntos cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos em Londrina. Apesar da venda dos dois shoppings, Khouri conta que as relações com Londrina permanecem e que ele passa uma semana por mês na cidade, onde tem propriedades e negócios. O empresário diz receber com alegria a homenagem municipal e a estadual. “Fico honrado com os títulos. Acredito que ajudamos a desenvolver a cidade e o estado do Paraná não só com shoppings, mas com vários edifícios”, afirma.

Honraria

A lei municipal nº 11.538/2012 estabelece que o título de Cidadão Honorário de Londrina destina-se a agraciar pessoa não nascida no município e que “tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao Município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade londrinense, paranaense ou brasileira”. De acordo com o regimento interno da Câmara, a sessão solene para a entrega dessa ou de outra honraria pode ser realizada na sede do Legislativo ou fora dela, quando aprovada pela Mesa Executiva.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.