Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima segunda-feira, 6 de maio, será realizada em Londrina, audiência pública que debaterá a educação inclusiva no município. O objetivo da reunião, que é aberta à participação de todos os interessados e promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina, é dar publicidade à recomendação administrativa expedida no último mês de abril pelo Ministério Público do Paraná, que busca garantir a educação inclusiva em todas as escolas particulares da cidade.

A recomendação foi encaminhada às escolas pela 22ª Promotoria de Justiça do Município, após o recebimento diversas reclamações relacionadas a práticas abusivas e ilegais em algumas instituições de ensino. Entre as irregularidades apontadas estão a recusa de alguns estabelecimentos em efetuar a matrícula de crianças com deficiência.

De acordo com a legislação em vigor, algumas ações discriminatórias, como a cobrança de valores adicionais das famílias de crianças e adolescentes com deficiência ou a recusa da escola em prestar atendimento educacional especializado e manter a acessibilidade para todos os alunos, podem levar inclusive à responsabilização cível e criminal dos colégios. Também é exigência legal o chamado atendimento educacional especial, ou seja, que o estabelecimento adote medidas, serviços e processos destinados a complementar o ensino recebido no sistema geral, de forma específica e individualizada, de acordo com as necessidades de cada estudante.

Conscientização

Assim como a recomendação administrativa, a audiência pública busca alertar os estabelecimentos de ensino quanto às exigências legais e conscientizar a população – em especial pais, responsáveis e comunidade escolar – a respeito da educação na perspectiva inclusiva, para que todos saibam identificar situações discriminatórias, exclusivas e abusivas.

O evento acontece dia 06/05 às 14 horasna PUC/Londrina – Auditório Dom Albano Cavallin (Av. Jockey Club, 485. Vila Hípica)

Asimp/ MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.